TCU e Confea fortalecem diálogo com foco no aprimoramento de ações

Doze novos conselheiros federais, entre titulares e suplentes, assumem mandato 2025-2027 no plenário do Confea em janeiro. Neste início de jornada, as lideranças foram recepcionadas com o Workshop Construindo Caminhos para os Profissionais do Brasil, que acontece nestas segunda e terça (20 e 21), no plenário do Confea. 

Aprimorar a gestão do Sistema Confea/Crea com foco na fiscalização de profissionais é o destaque da programação que conta ainda com palestras sobre governança e prestação de contas, responsabilidades jurídicas dos conselheiros, regimento interno e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

vinicius workshop 2025

Presidente do Confea, Vinicius Marchese

Ao falar para os doze novos conselheiros, entre titulares e suplentes, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, afirmou que nos últimos anos o Confea se prendeu em discussões internas e perdeu de vista que o país depende da engenharia. “O quanto estamos dispostos a trazermos essa discussão para dentro de casa? O Plenário é fundamental para que o Sistema se desenvolva e para que alcancemos o protagonismo que precisamos para enfrentar os desafios do país”, pontuou. “Quando assistimos à televisão, percebemos o quando faz falta o alicerce técnico nos debates, e veja a capacidade técnica dessas 18 pessoas dentro do Plenário. Que nestes próximos três anos essa seja a nossa pauta, que consigamos afastar nossas vontades pessoais e priorizemos as vontades coletivas. Acredito que vocês farão história nos próximos anos, podem contar comigo para dar todo o suporte necessário”.

Aprimoramento de ações
Profissionalizar a gestão para que o Sistema Confea/Crea cumpra seu papel com eficiência foi a mensagem deixada pelo diretor de Fiscalização dos Conselhos Profissionais (Diconp) do TCU, João Manoel Dionísio, na primeira palestra do dia. “O Sistema é muito importante para o Brasil porque precisamos de profissionais bons e responsáveis. O erro ou a supervisão inadequada de um profissional de engenharia pode acarretar prejuízos milionários. No final, o que queremos é que as obras sejam terminadas com qualidade. Assim, o Sistema Confea/Crea estará funcionando bem”, pontuou o diretor que estreia no novo cargo no tribunal hoje, palestrando no Confea, após atuar por décadas em secretarias de Controle Externo do TCU em Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná e na área de Infraestrutura. “Estou satisfeito de estar aqui no Confea, onde há várias iniciativas já alinhadas ao TCU; uma delas é o fortalecimento do controle interno, que é muito importante”, ressaltou. Posteriormente, o presidente do Confea frisou que o fato de a palestra no Confea ser a primeira agenda do mandato do diretor configura grande prestígio do Conselho Federal.

João Manoel Dionísio, do TCU, abriu a programação do workshop

Em um bate-papo com os novos conselheiros, Dionísio listou os principais pontos para que o Conselho sirva à sociedade com excelência. “Governança e transparência são fundamentais, assim como gestão ética e profissional. É importante ter pessoas trabalhando em cooperação, com conhecimento técnico e parâmetros claros e que estejam dispostas a enfrentar desafios com inovação”, frisou. Nesse sentido, qualificar os conselheiros para que tenham noção do que a sociedade espera em relação ao fortalecimento dos conselhos de classe é uma iniciativa que merece reconhecimento, segundo palestrante. 

Ainda com foco no aprimoramento das ações estratégicas, Dionísio deixou o canal de comunicação do TCU aberto ao Confea para ampliar o diálogo e resolver questões de forma célere. “Esta foi uma conversa muito boa e que será mantida, conforme a diretriz da presidência do TCU, a fim de contribuir para que o Sistema Confea/Crea funcione bem”, garantiu.

Saiba quem são os novos conselheiros federais:

 Conselheiro titular Conselheiro suplente Grupo/ 
Modalidade
UF
Paulo Mauricio Oliveira Pinho Andreia do Socorro Conduru de Sousa Civil PA
Gutemberg Faria Rios Fernando Caramaschi Borges Industrial DF
Giucélia Araújo de Figueiredo Guilherme Sá Abrantes de Sena Agronomia PB
Francis José Saldanha Franco Maycon Juan de Souza Industrial MG
Amarildo Almeida de Lima Gabriel Monte Paiva Engenharia Elétrica AM
Leonardo Duarte Pimentel Andréa Cristiane Sanches Instituições de Ensino Superior de Agronomia

 

Fonte: www.confea.org.br