Crea-DF revoluciona fiscalização por meio de sensoriamento remoto aliado à inteligência artificial

O Crea-DF está revolucionando a fiscalização por meio de um projeto inovador de sensoriamento remoto aliado à inteligência artificial (IA). Essa iniciativa, pioneira entre os Creas do Brasil, tem como objetivo utilizar tecnologias de ponta para aprimorar o trabalho do conselho e trazer benefícios significativos para a sociedade. A solução possui dois pilares: a aquisição de imagens cartográficas recentes de alta resolução do território do Distrito Federal e uma ferramenta de software de pós processamento para identificação automática de alertas para o time de fiscalização do conselho.

modelo
Modelo da solução de fiscalização inteligente do Crea-DF

Para o primeiro ponto, satélites e radares de baixa órbita adquirem imagens recorrentes com resolução de 30 a 50 cm da poligonal de interesse. A ideia, portanto, é selecionar dois mapeamentos feitos em um intervalo de 3 a 5 meses de diferença. Como a análise posterior será feita somente com as mudanças que ocorrerem entre as fotos (Change Detection), uma etapa intermediária é necessária. Cada imagem pode ter nível de luminosidade e angulação diferentes, sendo assim, é feito um ajuste de contraste e um off-set artificial para que as imagens possam ser sobrepostas e comparadas seus histogramas (quantidade de coloração por pixel da imagem). As alterações identificadas passam por um modelo de aprendizado de máquina treinado com um banco de dados de padrões de interesse do Crea-DF (atividades de engenharia como construções em andamento, placas foto voltaicas, pivôs, silos, plantio de área rural, entre outros). A saída da solução é uma lista georreferenciada (com coordenadas geográficas) de mudanças maiores do que 30m² e que possuem uma probabilidade de serem realmente um ponto de interesse de, pelo menos, 80% de assertividade e não mais do que 10% de índice de falso positivo.

fiscalizacao
Mapa das regiões monitoradas com a nova solução

O Crea-DF tem rodado essa solução nas regiões administrativas do Distrito Federal desde agosto de 2022 e já possui mais de 1.700 alertas identificados em pelo menos 15 regiões, entre elas: Ponte Alta/Gama, Setor de Mansões/Guará, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e condomínios, Altiplano Leste etc. Esse insumo tem sido usado pelos agentes fiscais do conselho para fazerem visita em campo presencial de forma mais direcionada e estudos de mudança das atividades de engenharia, agronomia e geociência na nossa capital federal, representando um ganho de agilidade de pelo menos 70% no tempo de monitoramento de uma área, aumentando a capilaridade e a presença do Crea-DF junto à sociedade, com o objetivo de manter a segurança e a integridade dos projetos, garantindo o gerenciamento de toda a responsabilidade técnica de áreas que podem representar riscos para a população brasiliense.

O projeto fiscalização inteligente foi objeto de um webinar promovido pelo Crea-DF em 14 de fevereiro de 2023, intitulado "Fiscalização 5.0: mapeamento de atividades de engenharia via processamento de imagens por inteligência artificial" e proferido pelo chefe da assessoria de tecnologia da informação do Crea-DF, Cristiano Oliveira, e pelo eng. contr. autom. Paulo Garcia, assessor técnico do Crea-DF.

Regiões Admnistrativas fiscalizadas até o presente momento:

• Altiplano Leste
  • Arapoanga
  • Brazlândia
  • Candangolândia
  • Ceilândia
  • Condomínio Alto da Boa Vista
  • Condomínio RK
  • Gama
  • Guará II
  • IAPI Guará 2
  • Jardim Botânico