Fórum de Políticas Públicas reúne parlamentares e lideranças do Sistema

Com o objetivo de incentivar reflexões sobre o papel da engenharia, agronomia e geociências no desenvolvimento do país, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) promove durante o 14º Encontro de Líderes, o Fórum de Políticas Públicas. Reunindo parlamentares e lideranças políticas de todo o país em uma tarde de debates e networking, o evento acontece no dia 29 de janeiro, em Brasília (DF), no Estádio Mané Garrincha.  Dividido em três painéis, que possuem como eixos temáticos: ‘Infraestrutura e o papel dos profissionais técnicos na construção do Brasil’, ‘Os desafios da realização da COP-30 na Amazônia’ e ‘O futuro da formação brasileira na área tecnológica’, o evento tem expectativa de receber mais de 2 mil pessoas.  


Para o presidente do Confea, Vinicius Marchese, a integração entre as lideranças do Sistema e os agentes públicos do país é fundamental para a construção de um Brasil mais sustentável e com projetos que transformem a vida das pessoas. "Estamos falando de uma classe profissional que é responsável por criar projetos de mobilidade urbana, saneamento básico, infraestrutura, tecnologias como 5G e tantas outras frentes que são fundamentais para os brasileiros. Reforçar a importância destes profissionais é nosso papel não só como Conselho profissional, mas como uma instituição preocupada com o futuro da nossa sociedade", reforçou.   

Já para a assessora parlamentar do Confea, Maísa Barbosa, a conexão entre poder público e Conselho Federal é essencial para garantir a representatividade da categoria. ‘Somos um dos maiores conselhos de classe do mundo, são mais de 1 milhão e 200 mil profissionais registrados entre engenheiros, agrônomos e geocientistas, por isso, promover conexões que geram projetos de valorização para estes profissionais é também o nosso papel como autarquia federal’, comentou.  

Sobre o Encontro de Líderes 
Anualmente, líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea se reúnem em Brasília para a realização de suas primeiras reuniões do ano. É durante este encontro que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano. 

A realização do encontro obedece à Lei nº 5.194/1966, cujo artigo 53 estabelece que os Conselhos Federal e Regionais se reúnam pelo menos uma vez por ano para estudar e estabelecer providências para o aperfeiçoamento da aplicação da Lei. Dispositivos de regulamentação do Encontro de Líderes são encontrados nas Resoluções nº 1.012/2005, 1.056/2014, 1.088/2017 e 1.110/2018. 

Programe-se para participar e retire o seu ingresso pelo Sympla.

Fonte:www.confea.org.br