CLDF realiza solenidade de lançamento da Frente parlamentar em Defesa da Segurança e Saúde no Trabalho nesta quarta-feira (6), a partir das 19h. A iniciativa é do deputado Eduardo Pedrosa (União), que justifica o lançamento pela necessidade de discussão, defesa e apresentação de propostas legislativas que contribuam com o aprimoramento de políticas públicas de valorização da vida nos ambientes de trabalho.
“Por meio de debates e audiências públicas, buscaremos sensibilizar e conscientizar a sociedade, as empresas e os órgãos governamentais sobre a importância da promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho”, explica o parlamentar.
Segundo informações do sistema eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023 houve 499.955 acidentes de trabalho. As maiores incidências de acidentes com lesão grave e falecimento estão nos setores da Construção Civil e de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros. Também apoiam a criação da Frente os deputados Paula Belmonte (Cidadania), Fábio Félix (Psol), Dayse Amarílio (PSB), Doutora Jane (MDB), Pr. Daniel de Castro (PP), Gabriel Magno (PT) e Max Maciel (Psol).
Defesa da Segurança e Saúde no Trabalho
A Frente Parlamentar é uma associação suprapartidária, de natureza não governamental, constituída no âmbito da CLDF e integrada por um terço de Deputados Distritais. Dentre as ações, estão a realização de seminários, audiências públicas, palestras, conferências e outras atividades com a contribuição de especialistas da área e representantes de órgãos do governo e da sociedade civil organizada.
O objetivo é de apoiar e orientar técnicos de segurança do trabalho e a população sobre a responsabilidade de cada um na prevenção e na forma de agir em caso de acidentes, bem como na prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Fonte: agencia CLDF