Engenharia Clínica é tema de debate na 79ª SOEA

Durante o último dia de 79ª SOEA, 10 de outubro, o Auditório Sertão Produtivo recebeu a palestra Engenharia Clínica: avanços, desafios e impactos na saúde, tema de extrema importância para a sociedade.

1

O debate recebeu os profissionais Eng. Jorge Cardoso Pereira, Consultor em Engenharia Clínica, Eng. Eletric. Ricardo Maranhão, Presidente executivo da Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin, Eng. Amb. e de Seg. Trab. Denilson Santana, Coordenador da Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin/Regional – DF e o Eng. Eletric. Alexsandro Meireles, Conselheiro Federal Suplente, que atuou como moderador.

Jorge Cardoso abordou a metrologia, ciência que estuda e abrange todos os aspectos teóricos e práticos das medições, em qualquer campo da ciência ou tecnologia (Google), como principal metodologia para sua apresentação.

“A função principal da engenharia clínica, quando a gente fala em metrologia, é garantir que o paciente tenha o melhor resultado de um determinado tratamento ou diagnóstico. ” pontuou.

Por sua vez, Denilson Santana, agradeceu a oportunidade para participar do evento, e abordou principalmente a logística reversa dos equipamentos médicos-hospitalares, com ênfase nas problemáticas que envolvem a ausência de gerenciamento de riscos em tal questão.

1

“Eu sempre enfatizo que a questão da engenharia clínica contempla o que chamamos de engenharia humana, na mesma ótica da engenharia de segurança do trabalho, que a gente trata a questão da vida. Na engenharia de segurança, junto aos hospitais, a gente preza para que os profissionais da saúde possam trabalhar de forma satisfatória, não fazendo deles profissionais em condições de insegurança, que venham a comprometer a saúde do paciente.” disse Denilson.

Ricardo Maranhão retratou as questões que envolvem a engenharia clínica, entre elas a tecnologia em saúde, normas que estabelecem a eficiência da execução dos trabalhos e a história da área profissional.

“Hoje tenho muito orgulho, como Presidente da ABEClin, de falar que nossa engenharia é brasileira… Nós temos nossa realidade. Hoje falo que a engenharia clínica é brasileira.”

Assista a palestra completa em: https://www.youtube.com/live/xJ6AuKcCGuo?si=s7XJZRj5LVpo8P08

Ágatha Barbosa, Comunicação CREA-DF