O Sistema Confea/Crea e Mútua e o BIM Fórum Brasil (BFB) lançam, nesta quinta-feira (26), a 2ª edição da pesquisa voltada para a digitalização na indústria da construção. Com foco nos profissionais de engenharia e arquitetura, o estudo visa avaliar os avanços da difusão de tecnologias e práticas digitais dos envolvidos no setor, permitindo uma visão clara de como estão preparados para enfrentar os desafios trazidos pela transformação digital.
Segundo o presidente do BFB, Rodrigo Broering Koerich, a pesquisa busca entender melhor a capacidade dos profissionais em adaptar-se às mudanças impostas pela digitalização. “Queremos avaliar a maturidade digital dos profissionais das engenharias e da arquitetura, levando em conta o cenário atual. É essencial entender como eles estão lidando com o avanço tecnológico desde a nossa última pesquisa, realizada em 2022”, afirmou Koerich.
Além de medir o nível de conhecimento e uso de soluções tecnológicas digitais, a pesquisa também identifica as principais lacunas que ainda precisam ser superadas. "Os profissionais terão uma visão clara sobre as barreiras a serem enfrentadas para superar o estágio inicial da digitalização. Isso permitirá que ações estratégicas sejam implementadas para transformar os processos e modelos de negócio", complementou o presidente.
A pesquisa é uma promoção do BIM Fórum Brasil, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Confea, com o patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial(ABDI) e da GS1.
O lançamento oficial está marcado para o dia 26 de setembro, às 11 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do BIM Fórum Brasil.
Fonte: Confea