CREA 360 - 16/09 a 20/09

Acompanhe as notícias da última semana (16/09 a 20/09) do CREA-DF.

Auditoria Interna

Entre os dias 16 e 20 de setembro, o CREA-DF foi submetido a uma Auditoria Institucional Finalística e de Gestão referente ao Exercício de 2023, promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

1

O objetivo da auditoria é avaliar documentos e registros, além de analisar a eficiência da gestão administrativa do Conselho. O processo foi conduzido pelos analistas auditores Agueda Lucia e Alceu Fernandes, com o apoio e acompanhamento da auditora Regina Dantas, do CREA-DF, que auxiliou os profissionais do CONFEA durante todo o período.

Workshop Pavimentação Urbana

1

Na terça-feira (17/09), ocorreu o 1º Workshop de Pavimentação Urbana da NOVACAP, com o tema Desafios da Pavimentação Urbana. O CREA-DF esteve presente com stand para exposição no evento.

1

O workshop reuniu público de engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes, empresários, agentes públicos e demais interessados, e contou com especialistas de destaque, tanto no cenário nacional quanto internacional, que abordaram temas como engenharia urbana, evolução dos pavimentos de concreto, condução pluvial, licenciamento ambiental, avaliação de pavimentos, além de inovações tecnológicas.

1

“O Workshop é oportunidade para todos os funcionários abrirem a mente, não só conhecerem, mas se interessarem de tudo que está acontecendo no país. Então, nós temos aqui, profissionais de todas as áreas na parte de pavimentação, temos professores, temos técnicos e engenheiros. Essa troca de experiência é fundamental, para o conhecimento e a capacitação dos nossos profissionais.”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Cobenge

1

A presidente do CREA-DF, Adriana Resende, esteve presente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para abertura do 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 7° Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, entre os dias 16 a 19 de setembro.

Este ano, o evento com tema “Engenharia do Futuro: Formação, Desafios, Complexos e Demandas da Sociedade”, contou com palestras de profissionais de diversas áreas de todo o Brasil.

Audiência pública CLDF

1

Na manhã de quarta-feira (18/09), Cássia Campos, Coordenadora de Aprimoramento Profissional (CAP) e Camila Lobão, Assessora da CAP, representantes do CREA-DF, estiveram presentes na Audiência Pública da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

1

A ocasião serviu para discussão dos Desafios e relações dos servidores públicos autistas no ambiente de trabalho, com presença de diversas autoridades, como o Deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), mediador que compôs a mesa da Sessão e Presidente das Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos das pessoas com Autismo, Síndrome de Down, Doenças Raras, Câncer, Pré e Pós Transplantados e de Valorização da Vida.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida. (Fonte: Autismo e Realidade).

Aprimora+ Sustentabilidade na Obra

1

Na tarde da última quinta-feira, dia 19/09, aconteceu a palestra do programa Aprimora + com o tema “Sustentabilidade na Obra", no canal do YouTube do CREA-DF, onde foi realizado um bate-papo, com a participação da Designer de Interiores Tamara Visioli.

Tamara abordou a evolução da sustentabilidade ao longo das gerações, compartilhando experiências e reflexões sobre a conscientização nas obras civis, ressaltando benefícios ambientais, mas também os econômicos, sociais e de saúde, mostrando como essas práticas podem melhorar a eficiência dos profissionais e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Do CAMPUS para o CAMPO

1

Na última quinta-feira (19), teve início a primeira edição do projeto "Do Campus para o Campo", promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. O programa, voltado a estudantes das áreas tecnológicas, visa aproximar os futuros profissionais da realidade do mercado de trabalho, ao combinar teoria e prática. Nesta primeira turma, participaram alunos de agronomia da Universidade de Brasília (UnB), liderados pelo professor Filipe Viçosa.

1

A primeira parada foi no CREA-DF, onde os estudantes tiveram aula detalhada sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua. Além disso, participaram de uma atividade prática sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conduzida pelo geógrafo Leonardo Duarte, Secretário de Relações Institucionais do CREA-DF.

1

Após a passagem pelo Conselho, os estudantes seguiram para o Confea, onde foram recebidos pelo presidente do Conselho Federal, Vinicius Marchese. Ele conduziu palestra imersiva sobre o futuro do mercado de trabalho para as áreas tecnológicas, reforçando o papel do Sistema na regulamentação das profissões de engenharia e agronomia.

1

A terceira e última fase do projeto foi visita à Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), uma organização que reúne cerca de 140 produtores rurais do Planalto Central. Especializada na produção de grãos como soja, milho, feijão e trigo, a Coopa-DF foi cenário perfeito para uma experiência prática no campo. Os estudantes foram recebidos pelo agrônomo, Cláudio Malinski, do Departamento Técnico da cooperativa, que os guiou por uma conversa sobre os métodos de produção do local e, em seguida, realizaram visita pelos arredores da propriedade.

1

O projeto "Do Campus para o Campo" continuará promovendo visitas e experiências práticas para estudantes de universidades públicas e privadas, ao fortalecer o vínculo entre a academia e o mercado de trabalho. A iniciativa promete abrir novas portas para os futuros profissionais das áreas tecnológicas, ampliando sua visão sobre o exercício da profissão e aproximando-os do Sistema que os representa.

Ágatha Costa, Comunicação CREA DF.