CREA 360 - 02/9 a 05/9

Acompanhe as notícias da última semana (02/09 a 05/09) do CREA-DF.

Reunião da Diretoria

Na terça-feira (03/09), ocorreu, no Plenário do CREA-DF, a 193ª Reunião de Diretoria do Conselho. Participaram a presidente do CREA-DF, Adriana Resende, o vice-presidente, Maxwell Paiva, Gil Medeiros, chefe de gabinete, além de conselheiros e gestores do Conselho.

Na ocasião, foram discutidas a Proposta Orçamentária para 2025 e o Suprimento de Fundos para o Setor de Relações Institucionais do Conselho.

Digital Twin no CREA-DF

Na tarde do dia 04 de setembro, quarta-feira, o representante da empresa ENG DTP, Rubens Martins, realizou o escaneamento do prédio do CREA-DF, a fim de criar o Digital Twin, assunto do Aprimora+ recente, realizado no Conselho.

O procedimento foi realizado ao digitalizar cada área do prédio, para criação de uma representação virtual exata do prédio do CREA-DF.

EXPOABRA

Na quarta-feira (04/09), ocorreu o painel sobre Capacitação e Qualificação Profissional na 32ª EXPOABRA Brasília 2024, com a presença da presidente do CREA-DF, Adriana Resende, Gustavo D'Angiolella, engenheiro agrônomo e assessor do presidente do Parque Granja do Torto, e dos palestrantes Sérgio Gonçalves, Gerente de Apoio ao Colegiado (CREA-DF), que abordou questões sobre o tema e o Sistema Confea/Crea e Mútua; Antônio Queiroz Barreto (AEA-DF), que falou sobre capacitação profissional para engenheiros agrônomos; e Márcio Soares (AEA-DF), que discutiu sobre regularização fundiária.

O bate-papo gerou insights valiosos e fomentou um ambiente de aprendizado e colaboração, ao reforçar o compromisso da instituição com o desenvolvimento técnico e profissional.

Fiscalização na Festa do Morango

No início da quinta-feira (05/09), os agentes fiscais do CREA-DF compareceram à estrutura da 28ª Edição da Festa do Morango, que acontece anualmente em Brazlândia, região administrativa de Brasília.

“Estamos fiscalizando as responsabilidades técnicas das estruturas como um todo. Como, por exemplo, palco, tendas, grupos geradores, a parte de internet, e também um parque de diversões que fica aqui no espaço. Todas as ARTs foram apresentadas e também solicitamos todos os contratos,” disse o agente fiscal do CREA-DF, Celcimar Carvalho.

As vistorias são essenciais para a prevenção de acidentes, a fim de garantir a segurança de todos no local da festividade. Reitera-se que a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além de garantir o acervo técnico profissional que comprova experiência à medida que registra todas as atividades técnicas desempenhadas, garante também os direitos autorais ao profissional e o direito à remuneração como comprovante da execução do serviço, comprova a existência de contrato entre as partes e define os limites da responsabilidade técnica (civil e criminal).

Fiscalização para o 7 de setembro

Ainda na quinta-feira (05/09), o CREA-DF, por meio dos agentes de fiscalização do Conselho, esteve presente na montagem das estruturas para o desfile do 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

A fiscalização foi direcionada às estruturas do evento, como metálicas, geradores, palcos e tendas, realizada por Djalma Morais, agente fiscal do Conselho, para garantir a segurança dos presentes na celebração.

Aulão do Sistema

Na noite de quinta-feira (05/9), o CREA-DF realizou o Aulão do Sistema, ministrado por Leonardo Duarte, Secretário de Relações Institucionais do Conselho, com participação de Maurício Rocha, Chefe da Ouvidoria.

Na ocasião, os estudantes universitários dos cursos de Engenharia, Agronomia, Tecnólogos e Geociências aprenderam sobre os principais tópicos do Sistema Confea/Crea e Mútua, ao destacar suas perspectivas históricas, econômicas e legais, como parte do segundo maior Conselho Profissional do país. Além disso, os estudantes desenvolveram conhecimentos de forma prática sobre ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), aprofundando seus conhecimentos sobre o registro e a importância desse documento.

CREA PORTAS ABERTAS

Reunião com Sinpejus Nacional

No início do mês, 02 de setembro, a presidente do CREA-DF, Adriana Resende, acompanhada por Leonardo Duarte, secretário de Relações Institucionais do Conselho, e Gutemberg Rios, conselheiro federal do Confea, participou de reunião com representantes e peritos judiciais do Sindicato Nacional dos Peritos da Justiça (Sinpejus Nacional), Marcus Leandro, presidente do Sindicato, e Fernando Autran, diretor de Relações Institucionais.

A reunião serviu para alinhar interesses mútuos, a fim de garantir a colaboração em prol da sociedade.