645ª Sessão Plenária Ordinária do CREA-DF

No dia 28 de agosto, última quarta-feira, aconteceu a 645ª Sessão Ordinária Plenária do CREA-DF, um momento de importante diálogo e decisões para o Conselho.

Participaram da reunião a Presidente do CREA-DF, Adriana Resende, Maxwell Paiva, Vice-Presidente, Wallace Araújo, Diretor administrativo do CREA-DF, além dos diretores e demais conselheiros regionais que compuseram a mesa de discussões. A ocasião contou também com a presença de Joel Krüger, Presidente da Mútua Nacional, o Diretor Administrativo da Mútua, Carlos Xavier, os Conselheiros Federais, Gutemberg Rios e Fernando Caramaschi, e o Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, Pedro Alves Júnior.

Durante o encontro, foram abordados assuntos essenciais para o Sistema Confea/Crea e Mútua, como a reforma e investimento da nova sede da Mútua-DF. As fiscalizações realizadas pela equipe de agentes fiscais do Conselho, sob gerência de Clarissa Adami, foram ponto de destaque. Tais vistorias trazem retorno positivo para a sociedade, ao garantir a segurança da população do Distrito Federal.

Durante a Plenária, Maxwell Paiva, vice-presidente do CREA-DF, parabenizou Fernando Caramaschi, que assinou termo de posse para Conselheiro Federal Suplente do Confea, na quarta-feira (28/08). Saiba mais em: Plenário recebe o presidente do Conselho Nacional de Educação CNE.

A Sessão também foi palco para aprovação do Plano Plurianual e o Planejamento Estratégico 2025-2027 do CREA-DF, que representa um marco fundamental para o Conselho, ao alinhar ações com diretrizes governamentais e demandas sociais.

A Comissão de Renovação do Terço, que engloba instituições de ensino do DF, como por exemplo, o Instituto Federal de Brasília (IFB) e Universidade de Brasília (UnB), foi assunto abordado durante a reunião. A pauta foi crucial para revisão dos registros das entidades de classe e das instituições de ensino.

Por ordem do relator, engenheiro eletricista João Oliva, foi discutido o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) Geração Fotovoltaica. “Qual é o mundo que nós queremos deixar aos nossos descendentes, aos futuros habitantes desse planeta? Nós queremos um planeta sustentável, um planeta que seja melhor do que no momento que deixamos e estamos encontrando.” Destacou o engenheiro.

No dia 15 de março de 2024, o CREA-DF realizou a ligação da usina fotovoltaica (Giro Semanal - 11/3 a 15/3 | Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal), que atualmente gera uma economia de R$35.000,00 reais de energia para o Conselho. “Isso significa um abatimento na conta do CREA em torno de 30 a 50% por mês.”

A Presidente Adriana Resende aproveitou para parabenizar a gestão da ex-presidente do Conselho, Fátima Có, pela iniciativa sobre a usina solar. “Nós temos que parabenizar a Presidente Fátima, porque isso vem da gestão dela, é um projeto dela. Quero deixar meus parabéns para a Presidente Fátima, que esteve junto com todos vocês, para aprovar esse projeto, para que nós possamos hoje ter essa melhoria e esse retorno.”

Ao final da apresentação, João Oliva, Silvio Sakata, Isaias Baptista e Fabyola Resende, membros do GT, realizaram a entrega do relatório de forma honrosa e solene para Adriana Resende, que apoiou a iniciativa desde o início de sua gestão.

“Quero parabenizar esse grupo, porque é um projeto, mas é um empenho de todos nós. É os capacetes amarelos, é a Fabyola [Resende] que participou do projeto, é o Isaías [Baptista] que tava na coordenação, o Sakata [Silvio] que executou, o Oliva [João Batista] também, que ajudou, executou e fez. Então, esse trabalho, é um trabalho nosso, um trabalho que é mérito de todos nós. Vocês que apoiaram, que votaram para que isso acontecesse, é por isso que hoje nós temos mérito e êxito do que ‘tá’ acontecendo. É isso, um trabalho em união. É assim que precisamos trabalhar mesmo, ninguém faz nada sozinho e nós vamos continuar assim, enquanto eu estiver aqui, liderando, gestando esse CREA-DF vai ser assim.” Agradeceu, Adriana.