CREA-DF recebe visita de profissional da Seconci-DF para realização do Programa de Gerenciamento de Risco

Na segunda-feira (12/08) o CREA-DF recebeu visita de Gerson de Alcântara, Engenheiro de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF). Em parceiria com o Conselho, Gerson realizou os processos da documentação de segurança do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), que visa a melhoria das condições de trabalhadores por meio de algumas ações, ao identificar situações de riscos no ambiente de trabalho e extinguir tais ameaças.

O Seconci-DF tem objetivo de cuidar da saúde e da segurança dos trabalhadores da construção civil do Distrito Federal. A instituição busca promover projetos que proporcionem sociedade mais justa e solidária, através da realização de parcerias com a iniciativa privada, a sociedade civil e o Estado, ao ter como público-alvo os trabalhadores da construção civil do DF.

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) consiste na identificação dos perigos e avaliação de riscos, com a indicação das medidas de prevenção para os ambiente de trabalho, com objetivo de garantir a integridade física de todos os trabalhadores.

Os PGRs devem ser compostos por, no mínimo, dois documentos, que são o Inventário de Riscos Ocupacionais, que compreende as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, de modo a estabelecer a necessidade de medidas de prevenção; e o Plano de Ação, onde se estabelecem as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas, de modo a eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais.

Na ocasião, Gerson afirmou que os riscos à serem evitados podem ocorrer por natureza química, física, biológica, ergonômica, de acidente etc. O engenheiro orienta que as empresas implementem ações para mitigar tais ameaças, como ambiente adequado, mobiliário conveniente e treinamento dos colaboradores.

Comunicação CREA-DF, adaptado de Seconci-DF e GOV.BR