Conselheiros do CREA-DF visitam reforma da Ponte Honestino Guimarães

Nesta terça-feira, 13 de agosto, os conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Minas e Geologia do CREA-DF - Juliane Fortes, Diolivia Alves, Egomar Dickel, Jorge Cauby e Cleuber da Silva - realizaram uma visita técnica à reforma da Ponte Honestino Guimarães, obra executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital - NOVACAP. Acompanhados por técnicos da empresa, os engenheiros civis e fiscais da obra, Daclimar Azevedo e Luiz Rogério Gonçalves, apresentaram o projeto detalhadamente.

A reforma da ponte é crucial para a segurança e durabilidade da infraestrutura de Brasília, com um foco especial na reabilitação estrutural, tratamento de manifestações patológicas, aumento da vida útil da estrutura, recomposição do cobrimento e melhoria geral da performance.

Durante a visita, foram destacados os trabalhos essenciais realizados, incluindo a injeção de fissuras, o reforço com manta de fibra de carbono e a recuperação estrutural, que garantem maior durabilidade e segurança para todos os usuários.

Segundo o engenheiro civil Daclimar Azevedo, fiscal da obra, “o ponto principal foi a proteção da ponte, tratamento de patologias como fissuras, desgastes, recuperação estrutural e reforço. Hoje, ela está totalmente habilitada e reabilitada. Todos os testes foram realizados, e a ponte já se encontra totalmente liberada, sem nenhum risco para a população.”

O conselheiro Jorge Cauby destacou o papel ativo do Conselho de Engenharia nas obras públicas: “O Conselho de Engenharia tem participado constantemente dessas atividades, preocupando-se com as inovações nas obras públicas.”

Diolivia Alves, conselheira da Câmara Especializada, enfatizou os benefícios trazidos pela engenharia: “Brasília tem muito a ganhar com a segurança proporcionada por esses trabalhos realizados pelos engenheiros. Alta tecnologia foi empregada, e mais uma vez o trânsito de Brasília se beneficia. O CREA, os engenheiros do Distrito Federal e os engenheiros em geral demonstram que não existem limites para a engenharia.”

Parabéns aos engenheiros responsáveis pela obra na Ponte Honestino Guimarães. O CREA-DF continua comprometido com a conservação e segurança das obras públicas, garantindo qualidade e inovação na engenharia do Distrito Federal.