O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) é o anfitrião do encontro do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua - 2024, da região Centro-Oeste (CPCO). O evento teve início nesta segunda-feira (10/06) e termina nesta terça-feira (11/06), na sede da Autarquia, em Goiânia. A programação das reuniões inclui temas de interesse em comum e uma visita técnica à construção da Basílica de Trindade. “Aqui nós estamos discutindo os dados internos de cada regional.É um momento de integração e de troca de experiências”, pontuou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira.
Desde o início da manhã de segunda (10), a mesa diretiva foi conduzida pela presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Abreu de Mello. Além dela, participam também da composição da mesa a presidente do Crea-DF, eng. eletric. Adriana Rezende Avelar de Oliveira e a vice-presidente do Crea-MT, eng. agro. Lys Sueli Barco Hernandes de Moraes, no ato representando o presidente do Crea-MT, eng. civ. Juares Silveira. Na Plenária, participaram do encontro o superintendente Técnico do Crea-MS, eng. agro. Jason Brais Benites de Oliveira; a gerente Dep. de Atend. Reg. do Crea-MS, Eliene Batista Gonçalves da Silva; a assessora de Planej. e Gestão do Crea-MS, Jaimeína Araujo Ribeiro; o chefe de Setor da REPR-CO do Confea, Airton José Viana; e o Gerente da GER-CO/S/SE, Adilson José de Lara.
“Nossa pauta é bastante extensa e temos muito trabalho a fazer”, alertou a coordenadora do grupo, Vânia Abreu de Melo. No primeiro dia de atividades, os membros dos Colégios de Presidentes aprovaram o calendário de Reunião do CPCO com previsão de agenda em agosto e novembro deste ano. Ainda pela manhã, os pares apreciaram a apresentação do sistema de votação eletrônica da Sessão Plenária e módulo de solicitação de diárias do Crea-MS. Na plataforma todos os processos são digitais, desde a convocação do conselheiro até a votação em plenário.
Além disso, o sistema também realiza a checagem da relatoria de processos, a prestação de contas e se a anuidade dos conselheiros está em dia com a Autarquia. “É muito interessante essa digitalização porque é sustentável. Me lembro que para uma reunião chegávamos a imprimir até 60 mil cópias e, após o encontro, essa papelada era descartada”, afirmou o gerente do Confea, Adilson José de Lara.
O anfitrião do evento, Crea-GO, ficou responsável por duas apresentações nesta segunda-feira. A primeira foi a apresentação do plano de saúde dos empregados, realizado pela gerente de Gestão de Pessoas, Thaís Garcia. A segunda explanação ficou a cargo da gestora do Colegiado, Karolinne Pereira. Na ocasião, a gestora mostrou o funcionamento da solicitação de diárias e jeton (verba indenizatória por participação em Sessões Plenárias) do Conselho de Goiás.
No período vespertino, a equipe técnica avaliou a alteração da Resolução 1.137/2023: minuta deliberada no Encontro de Assessores Técnicos em Minas Gerais e a Revisão da Resolução n. 444/2000 que “Dispõe sobre os procedimentos relativos ao consórcio de empresas, participação de empresas estrangeiras em licitações e acervo técnico de obras e serviços realizados no exterior”. Outro ponto abordado foi a alteração do art. 24 da Resolução 1.071/2015 (ART de Cargo e Função).
No período da tarde, os pares puderam assistir a apresentação do Sistema de Processos Éticos do Crea-GO, conduzida pelo eng. eletric. Marlei Vilela Ataídes. “Aqui nosso processo é eletrônico, então, ganhamos em agilidade, sustentabilidade com a dispensa do uso de papel”, explicou Marlei.
Outra palestra do Crea-GO foi a explanação dos avanços no desenvolvimento de tecnologia de fiscalização urbana por monitoramento remoto por satélite, realizada pelos engenheiro Vitor Borges e pelo estudante de Engenharia João Victor. “O sistema via satélite oferece informações confiáveis, periódicas e armazena o histórico que permite a pesquisa”, informou o engenheiro.
A tecnologia via satélite tem ampliado as fiscalizações de lavouras nas diversas regiões de Goiás. A novidade deste ano é o uso do sensoriamento remoto na fiscalização urbana. “Usamos esse sistema em áreas muito extensas. É um auxílio da fiscalização em campo e não substitui a ação do fiscal”, lembrou João Victor. Segundo o gestor do departamento de Fiscalização do Crea-GO, Jeorge Frances, a meta para 2024 é ampliar para 100 mil fiscalizações nas diversas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.
A última apresentação do dia ficou a cargo do assessor institucional do Programa de Parcerias do Crea-GO, Roger Medeiros. Na breve explicação, o assessor abordou o acordo de Cooperação Técnica entre os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia da Região Centro-Oeste para implementação de ações e atividades de interesse comum e intercâmbio de informações para aprimoramento da fiscalização. “Com esse acordo o regional passa a ter acesso às outras regionais de maneira a ter o compartilhamento de informação e a uniformização dos procedimentos de fiscalização “, orientou Roger.
Nesse princípio, o sistema de compartilhamento previsto no Acordo de Cooperação Técnica prevê dados sobre registro, relação de obras e serviços, cadastro de profissionais e ART. Após a assinatura, o contrato terá duração de 60 meses.
O encontro do Colégio de presidentes em Goiânia termina nesta terça-feira (11), com a visita técnica à Basílica de Trindade, na região Metropolitana da Capital, organizada pelo departamento de Fiscalização do Crea-GO.
Fonte: Crea-GO