Aprimora+ Tecnologias e Tendências da Eletrificação de Carros no Brasil

Na última quinta-feira (16/05) o Conselho Regional de Engenharia do Distrito Federal (CREA-DF) promoveu o APRIMORA+ Tecnologias e tendências da eletrificação de carros no Brasil. O evento contou com a participação do palestrante Leonardo Ceregatti, engenheiro mecânico automotivo, além do debatedor Silvio Sakata, engenheiro eletricista e gerente de análise técnica do CREA-DF e Leonardo Duarte, geógrafo e secretário de relações institucionais do Conselho.

1

O intuito do evento foi abordar a jornada dos carros elétricos na evolução da infraestrutura de carregamento e na autonomia, debatendo questões enfrentadas pelos proprietários, como o tempo de carregamento, o custo inicial, os benefícios ambientais e econômicos e a mudança no cenário da mobilidade.

1

Durante a troca de insights, Leonardo Ceregatti expôs a evolução dos automóveis ao longo da história, ao começar com os primeiros protótipos que foram essenciais para desenvolver a estrutura de quatro rodas, conhecida atualmente. Já por volta de 1900´s, os veículos se adaptavam à concorrência das novas tecnologias, com a entrada da marca Ford e seu avanço técnico no mercado.

1

A segunda onda dos automóveis foi marcada pelas leis de redução de poluição, que levaram à transformação dos veículos para diminuir os níveis de emissão de fumaça. Nesse contexto, os veículos elétricos surgiram como a melhor alternativa para resolver esse problema. No entanto, o preço e o desempenho desses veículos eram superiores à renda e à tecnologia disponíveis na época.

1

Após os avanços das baterias, combate às emissões de poluentes e os diversos avanços tecnológicos que acompanharam a história evolutiva da sociedade, pode-se observar mudanças notáveis nos automóveis atuais, como a incorporação da tecnologia, como robótica, baterias com uso de energia solar, o armazenamento da mesma e a internet, sistema necessário na realidade contemporânea e de uso global.

1

Para que isso seja possível, são necessárias visões mais aprofundadas sobre as necessidades da população mundial, levando em conta as crises do planeta, como o aumento das temperaturas, a emissão de gases, a elevação do nível do mar e a crise energética.

A demanda por carros elétricos está crescendo devido aos grandes benefícios que oferecem. Cada tipo de veículo elétrico possui diferentes meios de carregamento, de acordo com os padrões de tomada e os tipos de recarga, utilizando carregadores portáteis, wallbox ou estações de recarga.

1

No cenário brasileiro existe a regulamentação ABNT NBR 17019:2022, que especifica os requisitos para instalação elétrica fixa destinada à fornecer energia elétrica a partir dos veículos elétricos. O documento também expõe normas para produtos, serviços e laboratórios e aborda o consumo e emissões, manutenção e reparo (qualificação profissional ao mecânico), segurança veicular e infraestrutura (abastecimento).

Agora, observa-se os pontos positivos para tornar os veículos elétricos um futuro viável, a fim de estabelecer horizontes promissores e sustentáveis.

1

Para tornar a experiência mais imersiva, houve a exposição do veículo elétrico BYD TAN, proporcionando aos participantes um contato direto com a tecnologia apresentada.

Comunicação CREA-DF