Na última sexta-feira, dia 08/03, alguns representantes do Crea-DF compareceram à palestra sobre o Programa Drenar DF, lançado pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal - Terracap. O evento teve como principal objetivo explicar pautas sobre o projeto, que incluíram os transtornos causados pelas chuvas em determinadas regiões do Distrito Federal e suas resoluções. Como especificado na palestra, o Programa Drenar trata-se da instalação de túneis subterrâneos e lagoas de contenção, a fim de “drenar as águas e trazer segurança e conforto para todos.” A conferência contou com a participação da engenheira eletricista e presidente do CREA-DF, Adriana Resende, do secretário de relações institucionais do Crea-DF, Leonardo Duarte, e outros representantes do Conselho, além da presença da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - ADASA.
Ainda na ocasião, alguns representantes do CREA-DF foram convidados para conhecer um dos túneis de drenagem em desenvolvimento, localizado no Plano Piloto.
Conheça mais sobre o projeto
O Drenar-DF pretende resolver o problema histórico de alagamentos e enxurradas no Plano Piloto de Brasília causados pelos períodos críticos de chuvas. Um dos objetivos da obra é abrandar o fluxo de lançamento das águas no Lago Paranoá, feito, atualmente no lote do Iate. Para tanto, será construída uma bacia de retenção, nas imediações do clube.
A solução prevê ampla rede de drenagem pluvial – complementar ao sistema já existente, que começará nas imediações da Arena BRB Mané Garrincha e descerá à via L4 Norte, e depois ao Lago Paranoá. A nova tubulação, já em construção, passará paralela às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando com o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte até chegar à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.
Ao todo, são 7,68 km de túneis no total. Destes, já foram escavados 1,3 km. O projeto foi aprovado na Novacap com obras de escavação e estruturação da nova rede subterrânea – entre 12 e 20m de profundidade, com danos mínimos ao trânsito e à fluidez do dia a dia da população. A obra foi dividida em cinco lotes, com investimento de R$ 174 milhões oriundos da Terracap.
E para receber as águas das chuvas captadas no início da Asa Norte, ao fim do percurso, está sendo construído um reservatório de qualificação de água pluvial – poucos metros acima do Iate Clube.
Acompanhe mais notícias sobre o projeto: https://segov.df.gov.br/drenar-df-tem-r-174-milhoes-para-resolver-problemas-antigos-de-inundacao/
Ágatha Costa, Comunicação Crea-DF
Referência: Terracap e Segov