Nota de repúdio - Rede Globo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal - Crea-DF repudia veementemente as cenas protagonizadas pela personagem Maria Ruth na novela das nove da TV Globo "Um Lugar ao Sol".

As cenas exibem a personagem Maria Ruth como uma profissional engenheira civil corrupta, mau caráter, que se relaciona com o chefe e utiliza meios libidinosos para obter vantagens em seu ambiente de trabalho.

As ações reproduzidas na novela não representam a realidade e ferem a imagem das mulheres na engenharia, que há décadas lutam por reconhecimento, representatividade e equidade de gênero em uma profissão predominantemente masculina. A representação da personagem  fomenta o preconceito e desvalorização das profissionais engenheiras que a cada dia colocam-se em posições importantes, ocupando espaços.

É inadmissível que, após tantas dificuldades ultrapassadas pelas profissionais engenheiras, no enfrentamento das desigualdades de gênero, sejam retratadas de forma pejorativa a título de entretenimento, em horário nobre e rede nacional.

Como presidente do Crea-DF e membro do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, cujo objetivo principal é promover e estimular a equidade de gênero dentro do Sistema Confea/Crea e entidades de classe, visando ampliar a participação das mulheres como  protagonistas em suas áreas de atuação, quero reforçar o compromisso do Crea-DF em apoiar as engenheiras, incentivando também estudantes a seguirem a profissão da engenharia de forma honrada e íntegra, ressaltando nosso propósito na defesa do interesse social e humano das nossas profissões.

 

Engenheira Civil Fátima Có

Presidente do Crea-DF