ICEN realiza Seminário Nacional dos Consumidores de Energia em outubro

No início do próximo mês, no dia 04 de outubro, a Frente Nacional dos Consumidores de Energia e o Instituto dos Consumidores de Energia (ICEN) promoverão o Seminário Nacional dos Consumidores de Energia com o intuito de buscar soluções para desafios energéticos no país.

O evento tem como objetivo central promover um amplo debate sobre as principais questões que afetam o setor, sob a perspectiva dos consumidores de energia. A demanda por energia limpa, a busca por tarifas justas, a sustentabilidade e a inovação no setor elétrico serão temas centrais das discussões. Com uma programação rica em palestras e painéis, o Seminário de Energia se propõe a discutir um sistema elétrico mais eficiente, acessível e sustentável.

A Causa

°O Brasil tem hoje todas as condições para ter uma energia elétrica das mais baratas do mundo por contar com uma matriz elétrica diversificada, limpa e abundante. Entretanto, o Brasil aplica aos consumidores uma das mais caras contas de energia elétrica do planeta.

°O país pode estar na vanguarda do movimento global de redução de emissões de gases de efeito estufa a partir da oferta de energia limpa e acessível, por meio de uma estratégia de desenvolvimento nacional que diversifique a matriz, especialmente através de fontes renováveis que garantam energia a custos justos para todos.

°O setor elétrico brasileiro acumula distorções e ineficiências que resultam no alto custo da energia para os consumidores. Os preços pagos no país são escandalosos e comprometem a renda, a segurança alimentar e diversos outros direitos essenciais de milhões de famílias, bem como a competitividade das empresas.

A Frente

Para assegurar o controle social nesse processo e a garantia dos direitos dos consumidores, foi criada a Frente Nacional de Consumidores de Energia, coalizão cuja missão é contribuir para a reforma do setor elétrico brasileiro e buscar a redução estrutural do custo da energia para todos os consumidores, a liberdade de escolha de fornecedores e a alocação justa dos custos de forma ambientalmente sustentável.

Membros da Frente Nacional dos Consumidores de Energia

-Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen)

-Conselho de Consumidores de Energia da CEMIG (ConCemig)

-Conselho de Consumidores da Energisa Sergipe (CONCESE)