Desde 2020, o ICOMOS Brasil (Comitê Internacional de Monumentos e Sítios – Brasil) estabeleceu um acordo de cooperação com o ICOMOS França, focado na intervenção física sobre o concreto e na gestão do Conjunto Urbanístico de Brasília. Localmente, o ICOMOS-DF iniciou colaboração com o Laboratório de Reabilitação do Ambiente Construído da Universidade de Brasília (LabRAC/UnB), que resultou na análise de patologias do Teatro Nacional Claudio Santoro e do Museu da Cidade, ao tempo em que firmou parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), formalizada no Núcleo Técnico de Observação do Patrimônio Construído de Brasília (NUTOP).
Com base nesses avanços, e com vistas à atuação conjunta na conservação, manutenção e restauração do patrimônio em concreto armado, no contexto da gestão do Conjunto Urbanístico de Brasília, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987, os dois Comitês, ICOMOS França e Brasil, assumiram o projeto de um evento local, presencial, a se realizar de 22 a 26 de maio de 2023. Com os apoios master do Sinduscon-DF e da UnB, estão organizando as Jornadas Científicas ICOMOS França Brasil – Troca de experiências em manutenção e restauração do patrimônio construído em concreto, que se estruturam em quatro etapas.
No dia 8 de maio, o campo de discussão será introduzido na palestra Concreto e Condições Climáticas. Comportamento sísmico de edifícios correntes de concreto armado: Lições de sismos recentes, normas e necessidades de investigação, a ser proferida por Humberto Varum, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Data: 08 de maio de 2023 (segunda-feira)
Horário: 14:30
Local: UnB (O evento também vai ser transmitido de forma on-line)
Não perca tempo e garanta logo a sua participação: https://www.ibapedf.org/concreto
Em 22 e 23 de maio, serão realizadas as Oficinas práticas Icomos-Sirchal-UnB, que têm por objetivo construir um programa de ações exequíveis prioritárias relacionadas a seus temas, e constituirão atividade de extensão da Universidade de Brasília. A Oficina 1 tratará dos Desafios e potencialidades da gestão da conservação do patrimônio edificado de Brasília, enquanto a Oficina 2 abordará o Diagnóstico e avaliação do estado de conservação do patrimônio construído em concreto de Brasília.
De 24 a 26 de maio, será realizado o Seminário, com uma sequência de palestras, debates e mesas redondas, envolvendo especialistas brasileiros e franceses, enfocando diferentes aspectos da conservação e restauração de edifícios de concreto armado com valor patrimonial relevante, desde a pesquisa até a execução de intervenções. O Seminário se concluirá com um conjunto de visitas técnicas em edifícios de Brasília, relacionados ao tema. Em 24 e 25 de maio, paralelamente ao Seminário, será realizado o Salão do patrimônio. A atividade será aberta ao público com vistas ao intercâmbio entre empresas do ramo da construção civil, artesãos, organizações de categorias profissionais, profissionais do patrimônio e proprietários de edifícios. A palestra preparatória do dia 8 de maio e o Salão do Patrimônio serão gratuitos, enquanto as Oficinas e o Seminário implicam a prévia inscrição dos participantes. As atividades acontecerão na Universidade de Brasília e na sede do Sinduscon-DF.
Inscrições: www.even3.com.br/concretojornada2023
Estrutura do evento
Oficinas, Seminário e Salão do Patrimônio
8 de maio. Evento preparatório.
Palestra Concreto e Condições Climáticas. Comportamento sísmico de edifícios correntes de concreto armado: Lições de sismos recentes, normas e necessidades de investigação.
Prof. Humberto Varum (FEUP, ICOMOS PT).
22 e 23 de maio. Oficinas práticas Icomos-Sirchal-UnB.
Oficina 1: Desafios e potencialidades da gestão da conservação do patrimônio edificado de Brasília.
Oficina 2: Diagnóstico e avaliação do estado de conservação do patrimônio construído em concreto de Brasília.
Têm por objetivo construir um programa de ações exequíveis prioritárias relacionadas aos temas tratados. Serão expostas ferramentas técnicas que inspirem o enfrentamento dos desafios presentes e, a partir da interação entre os diversos agentes envolvidos, será construída a pauta de ações. Constituem atividade de extensão da Universidade de Brasília.
24, 25 e 26 de maio. Seminário.
Palestras e debates com profissionais franceses e brasileiros sobre a restauração de edifícios patrimoniais de concreto e visitas técnicas a edifícios de Brasília relacionados ao tema.
Tema 1. História do uso do concreto em edifícios
Tema 2. Conservação, restauro e valorização do concreto patrimonial
Tema 3. Restauração de edifícios de concreto armado
Tema 4. Pesquisa e conservação de tectônicas do concreto armado
24 e 25 de maio. Salão do patrimônio.
Atividade aberta ao público, com exposição em estandes, mesa-redonda e exibição de filme, com vistas ao intercâmbio entre empresas do ramo da construção civil, artesãos, organizações de categorias profissionais, profissionais do patrimônio e proprietários de edifícios.