CREA-DF divulga projeto em 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas

Na última quarta-feira, 07 de dezembro, o Crea-DF esteve presente nas quatro reuniões nacionais das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos CREAs, sendo CCEEI, CCEEST, CCEEF e CCEEQ, para apresentação de projeto desenvolvido pela TI. 

O Eng. Paulo Garcia apresentou o projeto de Fiscalização Inteligente do CREA-DF, que utiliza inteligência artificial e sensoriamento remoto para detecção de locais onde há possíveis atividades de engenharia.

Eng Paulo Garcia.
Eng Paulo Garcia

 

O modelo da solução proposta pelo CREA-DF é composto pelas seguintes etapas:

1) Input (entrada): A Superintendência Técnica e de Fiscalização do CREA-DF estabelece a área poligonal de interesse para análise.
2) Solução de Inteligência Artificial: Aquisição de imagens e pós-processamento das imagens pela empresa parceira.
3) Output (saída): A empresa parceira emite o relatório com as atividades georreferenciadas, via API.
4) Sistema de Gestão de Fiscalização - SGF: A Gerência de Tecnologia de Informação do CREA-DF executa o cruzamento dos potenciais locais com o banco de dados de ARTs.
5) Alertas: Alertas de mudança entre períodos, através da comparação das fotogametrias das áreas demarcadas.

Essa ferramenta integra o projeto de Fiscalização 5.0, que é composto por 3 pilares principais: Integração de Sensoriamento Remoto e Inteligência Artificial + App Crea Cidadão (disponível em qualquer plataforma) + Plataforma de Acordos de Cooperação Técnica que permite integração de banco de dados entre os órgãos por meio de APIs.