CREA-DF apresenta projeto no 4° Encontro de Tecnologia da Informação

Na sexta-feira (18/11) foi realizado o 4º Encontro de Tecnologia da Informação (Entic) do Sistema Confea/Crea. O Entic tem como objetivo promover um brainstorm dos principais acontecimentos do ano, bem como trazer as iniciativas de maiores relevâncias que estão sendo conduzidas pelo Confea, pelos Creas e pela Mútua, no âmbito das TIs, além de proporcionar aos Regionais a possibilidade de exporem seus cenários e contribuir para a evolução do Sistema.

O Crea-DF apresentou o “Projeto de fiscalização Inteligente usando Processamento de Imagens com Inteligência Artificial” que está na primeira entrega. O assessor do setor de Tecnologia da Informação do Crea-DF, Paulo Garcia, apresentou os resultados da solução tecnológica com fornecimento, análise e processamento de imagens, de área do Distrito Federal, para a identificação de atividades, obras, e serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências, visando a melhoria da fiscalização do Crea-DF por meio da inteligência artificial. “Já temos toda a documentação, análise técnica, e podemos compartilhar com outros Creas. Essa solução contempla várias áreas do Sistema, como por exemplo, o pessoal da CCEEE (Coordenadoria de Câmara Especializada de Engenharia Elétrica) pode mapear os locais que têm placas fotovoltaicas e realizar a fiscalização”, exemplificou.

O serviço de Mapeamento Remoto Inteligente do DF é um projeto da Assessoria da Tecnologia da Informação do CREA/DF que auxilia o trabalho da fiscalização, operação finalística do conselho. Através de imagens de satélites extremamente recentes, é usado um modelo de Inteligência Artificial (Deep Learning em identificação de mudanças entre imagens espaçadas no tempo) para identificação automática de obras em andamento no Distrito Federal provendo uma camada georreferenciada. Essa massa de dados juntamente com informações de Auto de Infração e ARTs representam um ganho enorme de agilidade e eficiência para os agentes fiscais em campo.

Paulo, TI