Ex-ministro da Agricultura traz mensagem de otimismo

Ex-ministro da Agricultura, Pecuária e de Abastecimento (Mapa), o eng. agr. Roberto Rodrigues foi o primeiro palestrante a subir ao Palco Arena da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontece de 4 a 6 de outubro, em Goiânia (GO). 

Ex-ministro Roberto Rodrigues abre as palestras no espaço Arena no primeiro dia do evento
Ex-ministro Roberto Rodrigues abre as palestras no espaço Arena no primeiro dia do evento

 

Com o tema “Inovação e Empreendedorismo para avanços de mercados na agropecuária brasileira”, o coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura ( FAO) para cooperativas, trouxe mensagem de otimismo para o setor. Para Roberto Rodrigues, “a América Latina tem muito a crescer e a se desenvolver e o Brasil deverá fazer a diferença nesse processo com a tecnologia desenvolvida no país”, afirma.  Ele lembrou que "do Plano Collor até agora aumentamos a área plantada em 96% e a produção cresceu quatro vezes mais. Nenhum país fez o que o Brasil alcançou com o agronegócio”, disse.

Segundo Rodrigues, o desafio para os próximos anos é fazer o Brasil crescer 40% na produção de alimentos em 10 anos para que o mundo cresça 20%. "Há uma demanda de fora para dentro inédita na história. Temos tecnologia, terra e gente para cumprir essa meta”, disse. Para o ex-ministro, a tecnologia no setor agronômico não parou e continua fazendo a diferença. Ele citou os avanços alcançados pela Embrapa, que contribuem para o fortalecimento da produção agrícola de base familiar e no empreendedorismo brasileiro. São novos ativos tecnológicos que representam uma importante ferramenta para diversificar a produção.  “Mas não basta produzir mais. A sustentabilidade é a condição essencial para essa competitividade”, explica. Reduzir as emissões de gases e o combate ao desmatamento são pontos fundamentais, como também o apoio do Congresso Nacional para que se façam reformas importantes para o Brasil avançar. 

Profissionais lotam Palco Arena
Profissionais lotam Palco Arena

 

Fonte: Confea