O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, prestigiou a reunião bimestral do Crea Júnior Nacional, realizada durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) nesta terça-feira (4/10). “Este é um fórum importante, um projeto no qual acreditamos e temos certeza de que será absoluto sucesso”, disse, parabenizando o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Neste ano, todas as propostas do Crea Júnior foram aprovadas”, acrescentou o presidente.
Em resposta, a coordenadora nacional do programa reconheceu o empenho dedicado à iniciativa. “Temos visto todo o apoio por parte do Confea e da Mútua para que o Crea Júnior consiga atingir seus objetivos”, afirmou a graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Luana Matos. Na sequência, a liderança manifestou interesse em fortalecer o compromisso institucional com o Conselho. “Queremos estar mais próximos do Confea e ser os representantes, de fato, dos estudantes para avançarmos juntos pela nossa Engenharia, Agronomia e Geociências”, salientou a coordenadora, lembrando que a transparência nas comunicações é fundamental para intensificar essa conexão.
O programa
O Crea Júnior nasceu em 2000 na cidade de Belo Horizonte (MG), se expandiu pelo estado e hoje está presente em outros 17 estados e no Distrito Federal. O programa tem como objetivo principal difundir o Sistema Confea/Crea e Mútua, promovendo a ética e valorização profissional. Também forma jovens lideranças e as incentiva a se engajarem no Sistema, nas entidades de classe e também na sociedade, enquanto futuros profissionais e recém-formados que buscam a excelência, ética e valorização profissional. Para cumprir esses objetivos, são promovidos minicursos, palestras, visitas técnicas, semanas de Engenharia, ações sociais e Projetos de Engenharia Pública e Crea nas escolas.
Cada estado possui representantes que juntos compõem o Colégio de Representantes do Crea Júnior. Já a instância superior, o Crea Júnior Nacional, dialoga com o Confea para promover ações voltadas para a juventude do Sistema.
A atual coordenadora nacional, que ocupa também a presidência do Crea Jr-MG e já foi estagiária na Inspetoria do Crea-MG em Viçosa, acredita que o Crea Júnior é um elo importante entre sistema profissional e estudantes. “Espero aproximar do Conselho os futuros profissionais e recém-formados; promover atividades de valorização profissional da área tecnológica; atuar na aproximação com outras entidades estudantis e fomentar o empreendedorismo”, destacou. A direção dos trabalhos é dividida com a coordenadora adjunta e presidente do Crea Jr-RN, a graduanda em Engenharia Química Ana Beatriz Farias.
Fonte: Confea