Apresentação e objetivo
A evolução tecnológica combinada com o desemprego crecente em todo o mundo tem transformado o trabalho por aplicativos nas mais diversas áreas, especialmente, transporte e alimentação, talvez, na principal forma de busca de renda complementar ou integral para o sustento de milhões de trabalhadores. Por outro lado, este negócio digital está no centro de diversos conflitos, sobretudo com governos e com os trabalhadores, tendo em vista a difculdade de enquadramento legal desta atividade. No que tange aos trabalhadores a situação é absolutamente trágica, pois, estes são privados de qualquer direito trabalhista tendo que assumir todos os riscos do trabalho.
Este novo formato de negócio/trabalho, onde uma pessoa presta serviços por meio de uma plataforma digital sem nenhum víncunlo formal de trabalho e assumindo todos os custos e responsabilidades de seus equipamentos tem sido chamado de Uberização do Trabalho, o que para muitos pesquisadores e especialistas da área trabalhista é sinônimo de precarização.
Neste contexto, este Workshop pretente apresentar as experiencias dos trabalhos por aplicativos em Lisboa – Portugal e em Brasília – Brasil na perspectiva de melhor compreender as condições desta atividade, o seu reflexo para a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos e o que poderá ser o fututro de tal atividade.
Palestrantes
João Areosa
Licienciado em Sociologia, especializado em Higiene e Segurança do Trabalho, Mestre e Doutor em Sociologia do Trabalho, Professor na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal e Investigador do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Univiersidade Nova de Lisboa, Portugal. É autor de diversos trabalhos ciêntíficos sobre a acidentalidade laboral, dentre outros temas e é membro da Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho (RICOT).
Ricardo Festi
Graduado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia, Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Coordenador do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e Teoria Social da UnB. Diretor da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet/2012-2013). Editor adjunto da Revista Sociedade e Estado. Tem expeirência em sociologia do trabalho e Pensamento Social, desenvolvendo pesquisas sobre plataformas digitais e o mundo do trabalho
Participação
Trata-se de um evento planejado para todos os interessados nesta temática, especialmente, profissionais e estudantes das áreas de segurança e saúde ocupacional, psicologia, sociologia e direito do trabalho. As vagas são limitadas, portanto, sugerimos que os interessados façam a sua inscrição o mais rápido possível. Todos os inscritos que participarem do workshop receberão, em até 15 dias depois do evento, um certificado de participação, em formato eletrônico que poderá ser baixado diretamente na página do evento.
Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/workshop-uberizacao-do-trabalho/1657355
Fonte: AIEST