O Centro Universitário de Brasília (CEUB) está com as inscrições abertas para o curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Ao todo, são 40 vagas disponíveis e o período de inscrição é de 06 de junho a 06 de julho de 2022.
Mais informações: www.ceub.br
Acesse o edital aqui.
Sobre o curso:
O curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo visa contribuir para a formação de alto nível de profissionais e docentes. Constitui um mecanismo para fortalecer a educação continuada no CEUB, atendendo os egressos do curso de graduação da instituição, bem como egressos da região Centro-Oeste do país. O curso se organiza com base na integração entre ensino, pesquisa, extensão e produção científica, na interação com a sociedade e no intercâmbio acadêmico. O objetivo é contribuir para sedimentar um Programa de Pós-Graduação, consolidando a prática de pesquisa e do ensino de pós-graduação stricto sensu na Instituição.
A estrutura acadêmica está organizada para valorizar a questão habitacional em sua abrangência da escala urbana para o enfrentamento das questões sociais, espaciais, culturais e ambientais da cidade contemporânea. No cenário brasileiro cerca de 84% da população vive em cidade, havendo um déficit de moradia da ordem de 7 milhões de unidades. Portanto, as questões da habitação de interesse social são mais graves e exigem de toda sociedade - inclusive do campo acadêmico - reflexões, ações e respostas prementes, definindo um desafio para o campo profissional do arquiteto e urbanista a enfrentar e solucionar: projetar a habitação, qualificar o espaço urbano e projetar as cidades.
Nos últimos 10 anos, a população da região do Distrito Federal foi a que apresentou maior taxa de crescimento populacional ou urbano do país, atingindo cerca de 24%.
Isto ratifica as especificidades em tratar a cidade e a habitação como questões articuladas e fundamentais deste Mestrado. O Programa é referência na qualificação profissional ao nível de Pós-graduação, e efetivamente contribui com os enormes potenciais e as crescentes demandas da Região Centro-Oeste, considerando a abrangência e o alcance de sua localização geográfica em Brasília. O curso teve a matrícula de discentes procedentes além do Distrito Federal, de Minas Gerais, que se aperfeiçoaram obtiveram o título de mestre e retornaram para suas universidades e trabalhos em suas cidades.