Crea-DF participa da abertura do evento "Mulheres nas engenharias falam sobre: Formação, Mercado de Trabalho e o Futuro da Engenharia"

Na tarde de quinta-feira (23/06), a presidente do Crea-DF eng. civ. Fátima Có participou da abertura do evento "Mulheres nas engenharias falam sobre: Formação, Mercado de Trabalho e o Futuro da Engenharia".

O evento, promovido pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília - FT/UnB, acontece nos dias 23 e 24 de junho e faz parte das celebrações dos 60 anos da Universidade de Brasília e da comemoração do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23/06.

Na oportunidade, o Crea-DF conheceu o projeto Meninas Velozes da UnB. O projeto nasceu da necessidade de superar a falta de profissionais da Engenharia e garantir, sobretudo, equidade de gênero na área. A iniciativa também tem o propósito de levar as atividades da UnB além dos seus campus.

Além da presidente, participaram também, representando o Crea-DF, o secretário de relações institucionais eng. civ. Gilberto Campos, a assessora da presidência eng. eletric. e seg. trab. Fabyola Resende e o diretor financeiro eng. eletr. João Rios.

 

Projeto Meninas Velozes

O projeto Meninas Velozes é uma ação da Faculdade de Tecnologia da UnB junto a escolas do ensino médio. O objetivo do projeto relaciona-se à promoção de equidade de gênero nas áreas de engenharias mecânica e automotiva. Um grupo de alunas de ensino médio desenvolve atividades em torno do conhecimento científico e tecnológico que permeia os automóveis de competição.

O projeto Meninas Velozes é estruturado em três eixos:

- Equidade de gênero e social;

- Fortalecimento de base acadêmica;

- Motivação para a área das engenharias.

As atividades do projeto utilizaram o conceito de PBL (Project Based Learning) para a formação de um grupo focal em questões mecânicas e organizacionais em torno de uma equipe Kart. A mobilização de meninas em torno de uma temática tecnológica é complementada com palestras sobre a atuação de mulheres no campo da engenharia. As atividades do projeto incluem ainda visitas de campo, palestras, depoimentos e oficinas em ambiente automotivos e mecânicos.