CREA-DF recebe o 1º Workshop de Divulgação do Programa Adote uma Praça

O CREA-DF sediou, nesta quinta-feira (10), o 1º Workshop de Divulgação do programa Adote uma Praça, realizado em parceria com a Secretaria de Projetos Especiais do GDF (SEPE). O evento, conduzido pelo Secretário de Relações Institucionais do CREA-DF, Leonardo Duarte, contou com a presença de representantes de diversas instituições públicas e privadas que atuam na valorização dos espaços urbanos do Distrito Federal.

adriana

 

A abertura institucional foi conduzida pela presidente do CREA-DF, Adriana Resende, que destacou a importância da união entre o poder público e a sociedade civil para a preservação das áreas comuns da cidade. Adriana deu as boas-vindas a todos os presentes, agradeceu a participação do público e das autoridades em um evento tão importante e reforçou que o CREA-DF está de portas abertas para receber iniciativas como essa, que fortalecem o compromisso com a sustentabilidade e a cidadania.

adriana
Adriana Resende, presidente do CREA-DF

 

Em seguida, o deputado distrital Thiago Manzoni destacou a importância da participação ativa dos cidadãos e da sociedade no desenvolvimento das cidades, incentivando o engajamento popular nas iniciativas de preservação dos espaços públicos. “Participem! Nos ajudem a fazer acontecer a cidade que nós queremos habitar”, afirmou o parlamentar.

Durante o workshop, o secretário da SEPE, Marcos Teixeira, apresentou o funcionamento e os objetivos do programa Adote uma Praça, que visa incentivar a adoção de praças e espaços públicos por empresas, instituições e cidadãos. Em sua fala, Marcos fez uma explanação sobre a estrutura da Secretaria de Projetos Especiais e destacou a importância da articulação entre os diversos órgãos para o sucesso da iniciativa. Ele também fez um agradecimento especial ao CREA-DF, em nome da presidente Adriana Resende, pelo apoio e pela parceria na realização do evento.

marcos
Marcos Teixeira, secretário da SEPE

 

Também foram abordadas a atuação da Subsecretaria de Desestatização (SUDES), com a participação da subsecretária Vanessa Felix, que explicou o passo a passo para que um futuro adotante possa solicitar à SEPE a adoção de um espaço público. Em sua fala, Vanessa destacou a importância da mobilização social para o sucesso do programa e reforçou o convite à participação coletiva: “A ideia é chamar vocês pra esse momento para que, junto com a gente, esse projeto cresça e, principalmente, que tenha os resultados alcançados em cada lugar do DF, especialmente nos lugares mais distantes”.

thiago e vanessa
Thiago Manzoni, deputado distrital, e Vanessa Felix, subsecretária da SEPE

 

As iniciativas de requalificação urbana promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) também foram destaque, com a participação de Clécio Rezende. Ele apresentou projetos de urbanização desenvolvidos pela secretaria, incluindo ações já contempladas pelo programa Adote uma Praça, reforçando o papel da SEDUH na transformação e valorização dos espaços públicos do DF.

seduh
Leonardo Duarte, Secretário de Relações Institucionais do CREA-DF e Clecio Rezende, diretor de espaços públicos e qualificação urbana da Seduh

 

O evento também foi marcado por relatos inspiradores. Adotantes como Cândida Oliveira (Sesi Lab) e Ari Braga (Agroflores) compartilharam suas experiências bem-sucedidas à frente de projetos locais. Já os administradores regionais Bruno Oliveira (RA SIA) e Daniel Reis (RA Guará) trouxeram exemplos de transformação em suas regiões, mostrando o impacto positivo das parcerias com a comunidade.

sesi lab
Bruno Oliveira, administrador regional do SIA, e Cândida Oliveira, Gerente de Desenvolvimento Institucional do SESI Lab
adote
Daniel Reis, administrador regional do Guará, e Ari Braga CEO Agroflores

 

O CREA-DF agradece a presença e o apoio das autoridades que prestigiaram o evento, representando instituições parceiras fundamentais para o fortalecimento do programa Adote uma Praça. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Obras, Prefeitura da SQN 105, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Assessoria do deputado distrital Max Maciel, Biotic, Administração do Plano Piloto, Administração Regional do Jardim Botânico, CEB Ipês, Gabinete da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Arquivo Público do DF e SESI.

O evento também contou com a presença da vice-presidente do CAU-DF, Larissa Cayres, do vice-presidente do CREA-DF, Antonio Barreto, e do vereador de Valparaíso de Goiás, César Oliveira, reforçando a integração entre os conselhos profissionais e os órgãos públicos em prol da melhoria dos espaços urbanos do Distrito Federal.

barreto
Antonio Barreto, vice-presidente do CREA-DF e Marcos Teixeira
adote

 

Sobre o Programa

O Adote Uma Praça foi oficializado por meio do Decreto 39.690, que regulamenta a Lei nº 448, de 19 de maio de 1993, referente à adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários, por entidades e empresas.

O programa permite que pessoas físicas e jurídicas firmem termo de cooperação para demonstrar que adotaram um espaço público e ajudem na manutenção de áreas verdes da capital.

Um dos objetivos é estimular a cooperação entre governo e moradores das áreas próximas, assim como empresários de pequeno e médio porte, além de indústrias, ampliando a cidadania e preservação desses espaços.

 

Assista o evento completo em nosso canal do Youtube.

Confira o álbum de fotos completo clicando AQUI.