Novos conselheiros compartilham suas expectativas para a gestão

Nos dias 20 e 21 de janeiro, a sede do Confea, em Brasília (DF), recebeu o Workshop de Novos Conselheiros. Durante o evento, os recém-eleitos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e os projetos da Casa por meio de apresentações conduzidas por gestores e empregados. Representando as Instituições de Ensino Superior (IES) e os estados do Pará, Paraíba, Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal, os conselheiros compartilharam suas expectativas e compromissos para o mandato, que se estende até 2027.

 

Conselheiro Amarildo Lima (AM)

 

O eng. eletric. Amarildo Lima (AM) destacou seu compromisso com todas as modalidades da engenharia e com a sociedade. “Temos uma expectativa muito positiva. Embora minha formação seja em engenharia elétrica e segurança do trabalho, sabemos que nosso papel no Conselho Federal é representar e resguardar todas as modalidades da profissão, garantindo um sistema forte e funcional que beneficie diretamente a sociedade. Durante o mandato, vamos trabalhar alinhados com os demais conselheiros para garantir transparência e prestar contas anualmente aos profissionais sobre o que está sendo tratado no Conselho.”

Conselheiro federal eng. civ. Francis Saldanha

Conselheiro Francis Saldanha (MG)

 

Com a bagagem de haver acompanhado pessoalmente sessões plenárias do Federal ao longo dos meses de agosto, setembro, outubro e dezembro, o engenheiro industrial Francis José Saldanha Franco destaca a instrumentalização inicial em relação ao sistema de votação e ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) entre os méritos do treinamento. "Estou mais ambientado, mas aqui foi possível esclarecer dúvidas sobre algumas atividades que apreendemos melhor na prática e com essas informações fundamentais", diz, considerando que sua atenção estará voltada para todas as modalidades.

Conselheira Giucélia Figueiredo (PB)

Conselheira Giucélia Figueiredo (PB)

 

Conselheira federal pela primeira vez, mas com muita intimidade com todo o Sistema Confea/Crea, a ex-diretora administrativa da Mútua (2018-2024) e ex-presidente do Crea-PB por dois mandatos (2012-2017), eng. agr. Giucélia Figueiredo, enfatiza sua disposição em continuar fortalecendo o Sistema com uma trajetória, iniciada no Senge-PB. "Sei que o Confea tem outra dinâmica, mas espero contribuir com o presidente Vinicius e os demais conselheiros com um bom debate e com ações que deem visibilidade ao Sistema e aos profissionais, por meio de políticas públicas. O grande desafio do sistema profissional é propor ações que proporcionem o desenvolvimento do país e do Sistema", argumenta.

 

Conselheiro Gutemberg Rios (DF)

Conselheiro Gutemberg Rios (DF)


Já o eng. mec. Gutemberg Rios (DF) falou sobre a responsabilidade neste mandato, representando os engenheiros industriais. “Estamos em um momento único no Conselho Federal, marcado por inovações e transformações. Nosso objetivo é contribuir para a modernização e para atitudes que entreguem resultados concretos aos profissionais. Representamos um coletivo com diversas pautas importantes, e meu compromisso é dar voz a essas questões e trabalhar para fortalecer nossa modalidade dentro do Federal.”, disse Rios. 

Conselheiro Leonardo Pimentel (IES)

Conselheiro Leonardo Pimentel (IES)


Para o eng. agr. Leonardo Pimentel (IES), a grande meta é aproximar as entidades de classe, o sistema profissional e o de ensino, alinhando essa missão à sua experiência como docente na Universidade Federal de Viçosa. “A oportunidade de estar aqui no Conselho Federal representando as instituições de ensino é um passo importante para aproximar o sistema profissional, as entidades de classe e o universo acadêmico. Estamos em um momento de transformações significativas no ensino, com novas tecnologias que alteram a dinâmica educacional. Aproximar o Conselho das instituições de ensino é fundamental para que avancemos juntos. Muitas vezes, as legislações educacionais não acompanham essa evolução, então trabalhar para uma adequação conjunta é extremamente positivo. É uma chance de promover uma reforma alinhada e contemporânea, beneficiando a todos.”, afirmou Pimentel. 

Conselheiro Paulo Maurício Oliveira (PA)

Conselheiro Paulo Maurício Oliveira (PA)

A cooperação entre todas as modalidades também foi uma preocupação exposta pelo eng. civ. Paulo Maurício Oliveira Pinho (PA). Tendo mencionado durante a participação do presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, na abertura do treinamento, sobre a importância da contribuição da fiscalização do Sistema para a erradicação dos lixões de todo país, Paulo Maurício salientou a necessidade de promover um mandato aberto. "Quero trabalhar com muita transparência, ouvindo e encaminhando as demandas dos profissionais e assim apresentar propostas para todas as modalidades". Em relação ao treinamento, ele destaca as atividades práticas, como a explicação a respeito do funcionamento do sistema de votação.
 

Saiba quem são os conselheiros titulares e suplentes com mandato até 2027: 

 Conselheiro titular Conselheiro suplente Grupo/ 
Modalidade
UF
Paulo Mauricio Oliveira Pinho Andreia do Socorro Conduru de Sousa Civil PA
Gutemberg Faria Rios Fernando Caramaschi Borges Industrial DF
Giucélia Araújo de Figueiredo Guilherme Sá Abrantes de Sena Agronomia PB
Francis José Saldanha Franco Maycon Juan de Souza Industrial MG
Amarildo Almeida de Lima Gabriel Monte Paiva Engenharia Elétrica AM
Leonardo Duarte Pimentel Andréa Cristiane Sanches Instituições de Ensino Superior de Agronomia  

 

Fonte: www.confea.org.br