Profissionais registrados no Sistema Confea/Crea nas modalidades de Agronomia, Mecânica e Civil podem fazer parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Mato Grosso do Sul (Crea-MS). O regional abre nesta terça-feira (21/1) as inscrições para o concurso público que oferecerá seis vagas para contratação imediata e ainda cadastro de reserva. Há ainda oportunidades para profissionais com outras formações, inclusive nível médio, com cargas horárias de 25 a 30 horas semanais.
Segundo a presidente do Crea-MS, eng. Vânia Mello, o Crea-MS fez seu último concurso em 2017, onde contratou cerca de 18 novos empregados. "Porém, nos anos 2022, 2203 e 2024 foram rescindidos 15 (quinze) contratos de trabalho, que reduziram significativamente a força de trabalho do nosso regional, seja por a pedido do empregado, aposentadorias compulsórias adesão aos PDVs - Plano de Demissão Voluntária, e até mesmo por justa causa. Ficamos com um quadro muito defasado principalmente nas inspetorias, onde tivemos que terceirizar a recepção de documentos", descreve.
Para as áreas fins do Conselho, diz ainda a gestora do regional sul-matogrossense, foram abertas vagas para fiscal e profissional do sistema para analista técnico. "O crescimento e desenvolvimento econômico e social do estado de Mato Grosso do Sul, trouxe como efeito positivo a vinda de novas empresas dos mais diversos segmentos, seja no agro, ou na indústria de fabricação. Com isso, vieram novos profissionais, novas empresas de engenharia, vieram novas Instituições de Ensino para o estado, e as que aqui já existiam, ampliaram as ofertas der cursos ligados ao nosso sistema profissional, isso obviamente aumentou significativamente as demandas ao Crea-MS. Assim, prezando pelo bom atendimento que o nosso regional sempre disponibilizou para os profissionais, empresas e a sociedade, estamos abrindo esse concurso, para que possamos continuar a atender com excelência e manter a imagem que o Crea-MS tem no MS, de um órgão sério, célere e que contribui com o desenvolvimento regional", ressalta.
Cargos
A banca organizadora, o Instituto Seleção, receberá inscrições até 21 de fevereiro. O edital define ainda que a prova será realizada em 23 de março (confira o cronograma do concurso). Além das profissões do Sistema (modalidade Agronomia) haverá vagas para agente administrativo para as cidades de Três Lagoas, Ponta Porã, Chapadão do Sul e Naviraí, além de Campo Grande, onde se concentram as demais vagas do concurso.
Com provas objetivas e dissertativas (estas apenas para o nível superior), o concurso prevê ainda o cadastro de reserva para os profissionais da Modalidade Mecânica e Civil e os demais cargos: procurador jurídico, contador, jornalista, publicitário, analista de tecnologia e ainda agente de fiscalização, este de nível médio. As provas serão realizadas apenas em Campo Grande-MS.
Inscrições e Taxas
As inscrições terão início no dia 21 de janeiro e encerrarão em 21 de fevereiro, sendo realizadas exclusivamente no site da banca organizadora. As taxas variam de acordo com o nível de escolaridade:
• Nível Médio: R$ 70,00
• Nível Superior: R$ 100,00
Informações: www.institutoselecao.org.br, e-mail contato@institutoselecao.org.br ou ligue pelo telefone (21) 3892-9321, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto sábados, domingos e feriados (horário de Brasília). Confira o edital do concurso.
Fonte: www.confea.org.br