Gestoras e gestores nacionais e regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), integrantes do Grupo Interinstitucional da 10ª Região (Getrin10), magistradas e magistrados da Justiça do Trabalho (JT), além de representantes do Poder Legislativo e de entidades parceiras participaram da abertura do Encontro Programa Trabalho Seguro Centro-Oeste - edição 2024. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no Auditório Coqueijo Costa do Foro Trabalhista de Brasília, com objetivo de compartilhar experiências e boas práticas para a promoção de saúde e segurança do trabalhador, redução de acidentes de trabalho e fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Participaram da abertura do encontro o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), desembargador Ribamar Lima Junior, a gestora nacional do Centro-Oeste do PTS no Tribunal Superior do Trabalho (TST), juíza Ananda Tostes Isoni, o gestor regional do PTS no TRT-10, juiz João Otávio Fidanza Frota, a gestora regional do PTS no TRT-23, desembargadora Eliney Bezerra Veloso, o gestor regional do PTS no TRT-18, juiz Cleidimar Castro de Almeida, e a procuradora do trabalho Karol Teixeira de Oliveira, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho.
De acordo com o presidente do TRT-10, as trocas de experiências contribuem para a melhoria do meio ambiente de trabalho, tornando-o mais seguro aos empregados. “O Poder Judiciário atua não só julgando processos em que, infelizmente, o fato já aconteceu, quando já houve um adoecimento no trabalho ou mesmo um acidente, muitas vezes, ceifando vidas. Estamos aqui, hoje, se propondo a apresentar políticas e procedimentos que possam ajudar a evitar que situações como essas aconteçam”, disse o desembargador Ribamar Lima Junior.
Já a gestora nacional do Centro-Oeste do PTS no TST, juíza do TRT-10 Ananda Tostes Isoni, reforçou a importância do encontro e das parcerias interinstitucionais formuladas entre os integrantes do PTS. “Os representantes dessas entidades têm, ao longo dos anos, desenvolvido uma relação perene com a JT em prol da saúde e segurança de trabalhadores. Estamos falando de vidas, então, quero agradecê-los pela preciosidade desse momento, e que, coletivamente, consigamos somar e agregar nessa temática.”
Segundo o juiz do TRT-10 João Otávio Fidanza Frota, gestor regional do PTS e do Grupo Interinstitucional do Trabalho Seguro (Getrin-10), as contribuições das entidades parceiras possibilitam uma abordagem multidisciplinar sobre o tema. “Os protagonistas do encontro são vocês que estão aqui, membros do Getrin10 e cada uma das bases de representação. Eu acho que essa troca de experiência e o compartilhamento de informações é grande importância, com possibilidade de aprofundar as discussões que envolvem a proteção de trabalhadoras e trabalhadores no país.”
Também prestigiaram a roda de conversa a diretora do Foro Trabalhista de Brasília, juíza Larissa Lizita Lobo da Silveira, a gestora regional do PTS no TRT-10, juíza Mariana Nascimento Ferreira, o juiz do TRT-23, Ediando Martins, a representante do Comitê de Responsabilidade Socioambiental e chefe da Seção de Responsabilidade e Metas Socioambientais do TRT-10, Selma Gordijo, além de representantes da advocacia trabalhista, sindicatos e entidades de classe.
Ao fim do encontro, a juíza do TRT-10 Ananda Tostes Isoni propôs às entidades parceiras a assinatura de moção de apoio à ratificação da convenção nº 187 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que dispõe sobre segurança e saúde no trabalho.
Escola saudável
Ainda nesta sexta-feira (11), o Getrin10 realiza ação de conscientização social alusiva ao Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, denominada Escola Saudável, com cerca de 300 alunos da rede oficial de ensino da Região Administrativa de Ceilândia. O evento acontecerá a partir das 14h, na sede do TRT-10, com a participação do cantor e ativista GOG, além de profissionais dos setores de saúde e educação.
Fonte: TRT10