“Nós precisamos agir como Sistema”, afirmou a presidente do Crea-PA, Adriana Falconieri, logo após assinar o Protocolo de Intenções que garantirá, no início de setembro, a realização da segunda etapa da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização em seu estado. A Força-Tarefa reúne agentes fiscais de diversos Creas e realiza parcerias interinstitucionais, construindo, assim, culturas de padronização na fiscalização. A primeira etapa foi realizada em junho, em Salvador. A segunda etapa será focada em empreendimentos rurais e unidades armazenadoras de grãos e também abrangerá o estado de Roraima.
“Essa força nacional é de extrema importância, pois vamos entender como funciona, as problemáticas de cada região. Precisamos ser agentes de transformação. Nós, como presidentes de Crea, temos esse objetivo, esse trabalho. Só conseguiremos defender a sociedade, fazendo a fiscalização correta”, complementou Falconieri, que parabenizou o presidente do Confea, Vinicius Marchese, pela iniciativa.
Marchese mencionou o Relatório de Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC), recebido pelo Confea em 2015 do Tribunal de Contas da União (TCU), que alertava sobre o não investimento suficiente em fiscalização. “Eu quero deixar claro que fiscalização é nossa prioridade”.
O presidente do Crea-RR, Neovânio Lima, mostrou-se emocionado ao assinar o Protocolo de Intenções. “É com imenso prazer, alegria e entusiasmo que o Crea-RR recebe esta etapa da Força-Tarefa. Receberemos colaboração de diversos estados da Federação. É um projeto interessantíssimo, conseguiremos dados e êxito em todo o país”.
A solenidade das assinaturas foi realizada na abertura da 5ª Reunião Ordinária de 2024 do Colégio de Presidentes, na manhã desta quinta-feira (22/8), em Manaus (AM). “Queremos compartilhar nossa cultura e nossa culinária, preparamos com muito carinho este CP. Sejam bem-vindos, obrigada por estarem aqui no nosso Jubileu de Ouro”, recebeu a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda, anfitriã do evento.
Na hora do almoço, os participantes da reunião se encaminharam à Assembleia Legislativa do Amazonas onde foi realizada a solenidade de celebração dos 50 anos do Crea-AM.
BIM
No período da tarde, o presidente do BIM Fórum Brasil (BFB), Rodrigo Koerich, anunciou que a segunda rodada da Pesquisa BIM será realizada a partir do dia 23 de setembro. Para viabilizar essa etapa, estão sendo realizados alinhamentos tanto em nível nacional, por meio do Colégio de Presidentes, quanto regionalmente, em parceria com os Creas. A meta para este ano é ouvir cinco mil profissionais.
Koerich também mencionou o acordo de cooperação técnica entre o Sistema Confea/Crea e o BIM Fórum Brasil. Segundo ele, cerca de 300 mil profissionais da engenharia são diretamente impactados por essa tecnologia. Por isso, ele defende a mobilização de todos os setores envolvidos — Sistema, governo, universidades, profissionais e empresas — para a adoção do BIM.
Ainda foram aprovados os nomes das presidentes Alzira Miranda de Oliveira (Crea-AM) e Vânia Abreu de Mello (Crea-MS) como representantes do Colégio de Presidentes para missão representativa do Sistema Confea/Crea no XVI Encuentro Iberoamericano de Mujeres Ingenieras, Arquitectas, Agrimensoras y ramas afines", que será realizado nos dias 18 a 21 de novembro, em Lisboa, Portugal. O presidente do Crea-CE, Fernando Galiza, vai representar o CP na 5ª Edição do Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono SCIHEL2024, de 2 a 4 de outubro também em Lisboa.
Fonte: Confea