Na última sexta-feira (03/5), o CREA-DF sediou o Aprimora+ EXPORIDE -Programa de desenvolvimento regional e integração das cadeias produtivas dos municípios do RIDE-DF - Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
O evento contou com a participação dos palestrantes Maurício Souza, Publicitário com MBA - Master of Business Administration, em Marketing e responsável pela comunicação do Projeto ExpoRide, Rosane Valle, Engenheira civil e Consultora na coordenação do Projeto ExpoRide, Ivelise Longhi, Arquiteta e Urbanista responsável no Projeto ExpoRide pela caracterização urbana dos municípios envolvidos, além da participação especial do Secretário de Relações Institucionais do CREA-DF, Leonardo Duarte.
A principal motivação do Programa é promover o desenvolvimento e a geração de emprego e renda nos 12 (doze) municípios escolhidos através de orientação do Governo do Distrito Federal (GDF), considerados área metropolitana de Brasília, a fim de fazer com que a população possa permanecer no município e proporcionar mais qualidade de vida para os cidadãos. Os municípios são Águas Lindas do Goiás, Alexânia-GO, Cocalzinho-GO, Cidade Ocidental-GO, Cristalina-GO, Formosa-GO, Luziânia-GO, Novo Gama, Padre Bernardo-GO, Planaltina-GO, Santo Antônio do Descoberto-GO e Valparaíso-GO.
Entre os principais objetivos do projeto estão aperfeiçoar e fortalecer as cadeias produtivas, por meio de diagnósticos das áreas selecionadas para estabelecer direcionamentos.
O programa possui quatro eixos principais, o de desenvolvimento das redes de cidades inteligentes, que possui o objetivo de aplicar a proposta da carta brasileira para cidades inteligentes, iniciativa da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da SMDRU/MDR, onde estão expressos o conceito de “cidades inteligentes” para o Brasil e uma agenda para a transformação digital das cidades brasileiras na perspectiva do desenvolvimento urbano sustentável.
O segundo eixo envolve o aprimoramento das cadeias produtivas, caracterizado pelo processo de transformação de matérias-primas em produtos finais. Já o terceiro eixo, considerado o mais importante, foca na capacitação, visando implementar a educação sobre esses temas na população e nos gestores públicos participantes do programa, com o intuito de promover as mudanças necessárias para a melhoria dos municípios. Por fim, o quarto eixo contempla a realização de eventos ao final de cada etapa.
O EXPORIDE conta com parcerias como a Prefeitura do Goiás, as Cinco Hélices da Inovação, Sociedade Civil, Setor Produtivo, Instituições de Fomento, com a Academia e, o mais importante, com a população em geral.
O evento contou com pouco mais de 20 pessoas e foi tema de extrema importância para a sociedade como um todo.
Comunicação CREA-DF.