No dia 30 de outubro, o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF recebeu engenheiros agrônomos, empresários e legisladores para celebrar, em uma sessão solene, os 90 anos da regulamentação da profissão do Engenheiro Agrônomo.
A sessão solene foi idealizada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal @aeadodf, em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal, sob iniciativa do Deputado Distrital Thiago Manzoni.
Com uma trajetória marcada por dedicação e excelência, Eliseu Alves, renomado economista agrícola brasileiro, recebeu merecida homenagem durante a Solenidade dos 90 anos da regulamentação da profissão do engenheiro agrônomo. Sua contribuição notável na consolidação do serviço de extensão rural e na implementação de programas de pós-graduação na Embrapa elevaram o patamar da pesquisa agrícola no Brasil.
O engenheiro agrônomo e fundador da Embrapa, doutor Eliseu Alves, com 92 anos, participou ativamente do evento relembrando as conquistas dos engenheiros agrônomos no DF e contou da sua constante busca pelo aprimoramento das tecnologias. “Nós tivemos cuidado ao montar a Embrapa. Todo estado tem uma Embrapa, que foi, na minha opinião, um sucesso. O sucesso também é das universidades e, sobretudo, da iniciativa particular. E a glória é a dos engenheiros agrônomos, que transformaram esse Brasil na grande potência de produção de alimentos. Nós estamos vendendo comida para 150 países e somos um dos grandes produtores de alimentos e exportadores e estamos ajudando muita gente a se livrar da fome via mercado internacional”.
No discurso em homenagem aos engenheiros agrônomos, o presidente em exercício do Crea-DF, eng. civil Brasil Lolly, expressou sua sincera gratidão aos presentes e reforçou a celebração do dia 12, uma data emblemática dedicada a esses profissionais.
“Essa justa homenagem é um reconhecimento da importância dos engenheiros agrônomos, que desempenham um papel vital em um dos setores mais significativos da economia brasileira, responsáveis por prover alimentos não apenas para a mesa de brasileiros, mas também há mais de 130 países.
A atividade agronômica, presente na vida e no cotidiano humano desde os primórdios, tem a honra de ser pioneira na regulamentação das profissões no Brasil através do sistema Confea/Crea. A relevância do agronegócio na atualidade é resultado direto da participação efetiva dos engenheiros agrônomos, seja no campo, nas áreas de ensino, pesquisa, e em muitos outros aspectos.
A todos vocês, engenheiros agrônomos, o Crea presta seu mais sincero reconhecimento pelo trabalho árduo, dedicação incansável e por tudo o que representa para o desenvolvimento constante da economia brasileira. Suas contribuições são um alicerce fundamental para o progresso do país, e neste momento de comemoração, saudamos com admiração sua jornada de nove décadas em prol da engenharia agronômica.”
Durante o evento, foram prestigiados profissionais destaques da área em reconhecimentos dos seus trabalhos.
Estiveram presentes a Deputada Federal Bia Kicis, Fernando Antônio Rodriguez (Secretário de Agricultura do DF), Brasil Louly (Presidente Interino do Crea-DF), Cleber Oliveira Soares Secretário Executivo Adjunto do MAPA), Fernando Pedro de Brites (Presidente da ACDF), Franciso Lira (Vice Presidente do Confaeab), Cleison Duval (Presidente da Emater-DF) e Antônio José de Oliveira (Diretor Administrativo da Mútua), dentre outros.
Fotos: Crea-DF e Flickr Thiago Manzoni
Fonte: Crea-DF com informações de https://partidoliberal.org.br/