Encontro Nacional de Apoio aos Colegiados realiza primeira edição em Brasília

Eles dão apoio para que as lideranças dos Creas possam executar seu trabalho, tomar suas decisões e colocar em prática as políticas definidas em Plenário. São esses colaboradores que cuidam para que as atas estejam de acordo e para que as decisões sejam publicadas adequadamente. Diariamente, estão envolvidos de forma direta com instâncias decisivas do Sistema Profissional, e, nesta semana, se reúnem na sede do Confea para trocarem experiências e sanarem dificuldades.

 Diretor do Confea e conselheiro federal geól. Mario Cavalcante

Trata-se da primeira edição do Encontro Nacional de Apoio aos Colegiados do Sistema Confea/Crea e Mútua (Enac), que, iniciado hoje (10/10), segue até quarta-feira (11/10). “Esperamos que sejam dois dias muito proveitosos e que vocês saiam daqui com mais informações do que chegaram. Sejam e se sintam acolhidos. Desejo um sucesso melhor e um futuro melhor para nosso Sistema”, disse, na abertura dos trabalhos, o diretor do Confea e conselheiro federal geól. Mario Cavalcante, que na ocasião representou o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit.

Superintendente de Integração do Sistema (SIS), géol. Silvia Aida

“Esta será uma troca de experiências, mas será muito mais de vocês para a gente. É um trabalho previsível sobre o imprevisível”, pontuou a superintendente de Integração do Sistema (SIS), géol. Silvia Aida. Ela ressaltou o fato de esta ser a primeira edição do Encontro. “Estamos fazendo uns vinte e poucos encontros técnicos similares a esses, e é a primeira vez que este, dos assessores técnicos, acontece”.

O gerente de Assessoria ao Plenário do Confea, arq. Henrique Nepomuceno, celebrou a realização do Encontro. “Estamos bastante felizes. Finalmente temos a oportunidade. Temos dificuldades no nosso trabalho, sabemos, mas não temos isso mensurado e identificado. Neste nosso evento, teremos oficinas e vamos construir isso juntos. Vamos não só padronizar nossas rotinas, mas melhorar a qualidade do trabalho”.

Após cada representante de cada Crea se apresentar, Nepomuceno fez uma breve explanação sobre as atribuições de cada comissão permanente do Confea: Comissão de Articulação Institucional do Sistema, Comissão de Organização Normas e Procedimentos, Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, Comissão de Ética e Exercício Profissional e Comissão de Educação e Atribuição Profissional.

Gerente de Assessoria ao Plenário do Confea, arq. Henrique Nepomuceno

Em seguida, falou um pouco sobre o caráter do trabalho dos profissionais presentes. “Ninguém vai em um lugar e faz um curso para fazer o que a gente faz. A gente aprende no dia a dia, fazendo, sem instrução operacional, por isso que cada Crea, tem sua maneira, por isso esse caráter heterogêneo”. A ideia do evento é criar um documento, a ser submetido ao grupo de todos os assistentes de Plenário, consolidando as dificuldades do setor, para que isso possa ser dividido com os gestores em cada Crea. “Não vamos sair com todas as dúvidas sanadas, mas vamos começar a criar um senso de sustentação da assistência dos plenários do Creas”.

Próxima atividade da manhã, Nepomuceno ministrou uma contextualização teórica sobre publicação de atos dos conselhos no Diário Oficial da União, que envolveu o Decreto 9.215/2017 e a Portaria IN/SG/PR 9/2021. Tendo como pano de fundo esses normativos, o gerente de Assessoria ao Plenário do Confea abordou a forma como mandar os arquivos para a publicação, os valores praticados, o que pode e o que não pode ser objeto de publicação no D.O.U., entre outros assuntos técnicos. “A publicação no Diário Oficial da União é uma questão de transparência, governança e accountability, e a regulamentação muda muito rápido, temos que estar sempre de olho, respeitar os prazos de envio e sempre manter a documentação pronta”, pontuou.

Assistente da Mesa do Plenário do Confea, Clécia Abrantes

Assistente da Mesa do Plenário do Confea, Clécia Abrantes também participou da programação da manhã do Encontro, quando compartilhou sua experiência na confecção das atas, com que tem experiência desde bem antes de que trabalha na assistência da Mesa do Plenário, função que ocupa há doze anos.

Busca de soluções 
No período da tarde, os representantes de Creas se reuniram em grupos para identificar dificuldades que impactam a rotina de trabalho. Orientados pelo assessor do Confea Bruno Taves, que é consultor e palestrante, os participantes conversaram sobre os problemas em comum a fim de analisar a causa raiz e pensar em soluções para conduzir as atividades de Plenário. Dividida em duas etapas, a atividade será concluída amanhã, ao final do Encontro.

Dinâmica orientada pelo assessor do Confea Bruno Taves

Demonstração de resultados 
“A importância da gestão do Plenário/Decisões Plenárias para a demonstração de resultados finalísticos” foi o tema ministrado pela gerente de Planejamento do Confea, Prícila Fraga. “O Plenário é um lugar muito singular e importante do Sistema, onde são emitidas as decisões, que são o nosso negócio”, comentou a palestrante, ao destacar a gestão de resultados como meio para entrega de valor.

Este modelo de atuação é composto de ciclo de governança e gestão públicas que abrangem a estratégia, com seus objetivos e indicadores, a qual se desdobra em plano plurianual e orçamento-programa, e também em projetos e processos. Controlados e monitorados por indicadores, os resultados são consolidados em relatório e prestação de contas.

Gerente de Planejamento do Confea, Prícila Fraga

Neste contexto, os indicadores ganham relevância porque “apoiam a tomada de decisão para melhorar os serviços prestados, os resultados entregues e a eficiência dos processos”, como explicou a gerente. No caso específico da atividade de Plenário, o indicador “julgamento de processos e normatização” ajuda a monitorar resultados.

Conforme a missão institucional, o resultado esperado é “atuar eficiente e eficazmente na verificação, na fiscalização e no aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais, orientando seus esforços de agente público para a defesa da cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável”. Isso significa entregar produtos e serviços que atendam às expectativas da sociedade, como registro profissional e de empresa; registro de Anotação de Responsabilidade Técnica; fiscalização da ética e do exercício profissional; e julgamento de recursos. 

Com foco na excelência, a gerente informou que a área de Planejamento vem trabalhando na padronização de conceitos e parametrização de dados. Esse esforço envolve adequar procedimentos e sistemas de Tecnologia da Informação nos Creas, além de automatizar coletas de dados.

Fonte: Confea