Aberta com a participação do Grupo Labacé, quarteto de trombones da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nesta segunda-feira (17/7), a 4ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes está sendo realizada até a próxima quarta-feira, em Natal-RN. A abertura contou ainda com as presenças dos ex-presidentes do Crea-RN, eng. civ. Zélia Maria Juvenal dos Santos (primeira mulher a presidir um Crea), eng. civ. e seg. trab. Elequicina Maria dos Santos, eng. civ. e seg. trab. Ânjelo da Costa Neto e eng. agr. Mário Amorim, esse ex-conselheiro federal.
Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit agradeceu a receptividade por parte da presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, e considerou a necessidade de que a reunião seja “um excelente momento de debate de propostas para compartilhar experiências proveitosas, em prol da unicidade do Sistema”. Ele afirmou que a reunião do Colégio de Presidentes e é um dos fóruns consultivos que representam 1200 mil profissionais e 300 mil empresas do Sistema Confea/Crea.
“Temos questões relacionadas não só a energia sustentável, mas a tudo o que movimenta a economia. Essas propostas emanadas deste fórum são sempre em defesa da sociedade”, ressaltou, afirmando que elas darão efetividade às ações e ao posicionamento do Sistema frente aos temas relacionados à Engenharia, à Agronomia e às Geociências. “Colocamos as assessorias parlamentares do Sistema à disposição para contribuir para aperfeiçoar os pontos que impactam no desenvolvimento do país e na atuação dos nossos profissionais e empresas”, disse, convidando o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, e o deputado federal Benes Leocádio (União-RN) a conhecerem o Confea.
Em seus informes destacou o “momento de celebração da primeira eleição geral pela internet”, em 17 de novembro, em processo que contou com a realização de três seminários eleitorais, além dos últimos preparativos para a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada no próximo mês, em Gramado-RS. “Será um sucesso”, afirmou, informando que já há 3.869 inscrições efetivadas e a expectativa de receber 5 mil participantes. Evânio ressaltou ainda o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Sistema Confea/Crea e Mútua. A implantação do SEI Multiórgãos pelo Crea-BA também foi destacada. “É o primeiro passo para termos uma base de dados única”, destacou o presidente do Crea-BA, eng. agrim. Joseval Carqueija.
“O Brasil passa por transformações. Há 58 anos, estamos com o atual sistema tributário, há sempre a preocupação sobre como será após a aprovação desta PEC 45 que mudará o sistema tributário nacional. Agora, o Senado tem a função de ampliar, melhorar e quem sabe até voltar à Câmara. O Crea hoje não é processador de ARTs e tem capacidade de melhorar o nosso país, incluindo o lado social, e Ana Adalgisa tem sido um exemplo nesse sentido para o Brasil. E temos aproveitado as experiências de vocês no Congresso, agora por meio da Frente Parlamentar Mista do Sistema Confea/Crea, liderada pela deputada Marussa Boldrin (MDB-GO). Que as decisões aqui tomadas possam ecoar Brasil afora”, disse.
Coordenador do Colégio de Presidentes, o engenheiro agrônomo Ulisses Filho, presidente do Crea-PI, considerou a importância do atual momento para a Engenharia. “Um dos elementos que dificultavam investimentos no Brasil era a Reforma Tributária. Acreditamos que poderemos ampliar os investimentos no Brasil. Existem sinais como o Programa Minha Casa, Minha Vida, o crédito agrícola e ações na mineração. Vamos nos incluir nesse processo. A perspectiva de melhoria é muito boa. A perspectiva de energia renovável é uma realidade no Nordeste. É importante que estejamos próximo dessas discussões para que possamos sentir o benefício que está chegando à região, fazendo o elo entre a tecnologia e a sociedade”, destacou.
Presidente do Crea-RN, a engenheira civil Ana Adalgisa comentou que o Crea-RN está em festa com a presença dos presidentes de Creas. “A engenharia está envolvida nos potenciais do Rio Grande do Norte. Somos os maiores produtores de energia eólica do mundo. Vamos agora para a fonte offshore, a primeira desse tipo do Brasil. Estamos também com o Centro de Energias Renováveis do Senai-RN, por meio do qual vamos estudar os ventos do Rio Grande do Norte ao Amapá. Tudo isso tem a ver com a Engenharia. Estivemos com o ex-senador Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. Temos também a agricultura familiar. O desenvolvimento desse estado passa pela Engenharia, Agronomia e Geociências. O Rio Grande do Norte vai avançar com novas perspectivas. Esperamos que os próximos três dias sejam enriquecedores para o país”, comentou.
Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, representando o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), Thiago Mesquita destacou o desafio da Revisão do Plano Diretor de Natal. “Queria agradecer o empenho da presidente Ana. O Plano Diretor não continha importantes questões de desenvolvimento sustentável. O prefeito encampou essa luta e a secretaria de Meio Ambiente esteve à frente deste processo e alcançamos essa revisão. Estamos colhendo frutos importantes deste processo, com 28 alvarás para investimentos na ordem de R$ 1.1 bilhão de reais. Tivemos contribuições relevantes dos engenheiros e hoje estamos com um Plano Diretor com inovação e instrumentos que proporcionam um desenvolvimento equilibrado para a nossa capital”.
No período da tarde, foram aprovadas as indicações do presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho, e da eng. agr. Lya Beiruth - que vai presidir o Crea-AC durante o período que antecede as eleições do Sistema Confea/Crea-, para participarem do XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). O congresso será realizado de 12 a 15 de setembro, em Pelotas (RS). Além disso, os presidentes também aprovaram o nome de Ulisses Filho para participar da Cimeira Bilateral Brasil – Portugal no dia 23 de novembro, em Porto.
Fonte: Confea