Deputado estadual Wilson Filho participa da plenária 1630

A participação do deputado estadual   Wilson Filho (Republicanos-PB) marcou a abertura da plenária 1.630 nesta quarta (15). Com as presenças dos presidentes Lamartine Moreira Júnior (Crea-GO), Ulisses Filho (Crea-PI, coordenador do Colégio de Presidentes) e Jorge Silveira (Crea-SE) e ainda do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Vanderli Fava, o deputado destacou que “dessas reuniões muitos frutos positivos saem para mais de 300 profissões do Brasil”, agradecendo o deputado federal suplente, também pela Paraíba, Raniery Paulino (atualmente assessor da presidência do Confea) e colocando o mandato da bancada paraibana à disposição do Sistema. 

Presidente Joel manifestou alguns dos principais projetos de interesse do Sistema em tramitação no Congresso
Presidente Joel manifestou alguns dos principais projetos de interesse do Sistema em tramitação no Congresso


“Temos quase 500 projetos de lei em tramitação no Congresso. Alguns, desejamos que sejam aprovados. Outros, não. Temos também a revisão da nossa lei 5.194 por meio do projeto de lei 1.024 que trata inclusive da ampliação deste plenário. Projetos de lei que interessam a sociedade. Vamos no futuro dialogar com o deputado”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger ao deputado Wilson Filho, convidando-o para participar do Encontro de Líderes Representantes do Sistema, a ser realizado de 28 de março a 2 de abril, em Brasília.


Ao ser convidado a manifestar-se, Raniery Paulino agradeceu a confiança do presidente e manifestou sua disposição para colaborar com o Sistema. “Uma das grandes bandeiras que defendi enquanto deputado estadual foi a melhoria do serviço público. O Senge e o Crea-PB sempre tiveram uma parceria muito grande conosco. Temos uma história com o Crea onde existe um zelo muito grande pela coisa pública”, disse, parabenizando todos os que fazem o Sistema.

Cden 
Entre as deliberações aprovadas pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), esteve o cronograma de atividades relativo à revisão de credenciamento das entidades nacionais integrantes do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) - exercício 2023. A Conp considerou que, conforme a  Resolução nº 1.011 2005, que fixa os critérios para credenciamento das entidades nacionais no Confea e dá outras providências, e estabelece no art. 15 que o Confea realizará, a cada três anos, a revisão do credenciamento das entidades nacionais. 

Conselheiro federal coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira
Conselheiro federal coordenador da Cais, eng. agr. Francisco Lira


Conforme o calendário, as entidades integrantes do Cden terão até 31 de maio para a protocolização no Confea da documentação exigida. Em seguida, até 17 de julho, será possível protocolar as respostas a eventuais diligências solicitadas. Após análises da Gerência de Relacionamentos Institucionais, até 29 de setembro, e análise e revisão do processo de revisão por parte da Cais, até 10 de novembro, o plenário deverá deliberar na sessão plenária do mesmo mês sobre o mesmo.

CNP
A Cais, atendendo a Proposta Nacional Sistematizada – PNS nº 21 – oriunda do 10º Congresso Nacional de Profissionais – CNP, realizado em Palmas-TO, nos dias 19 a 21 de setembro de 2019 – também aprovou manifestação favorável à adoção de medidas, pela Assessoria Parlamentar do Confea, voltadas à implementação da carreira de Estado aos profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, visando ao reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam em setores estratégicos do país, tais como: infraestrutura, geração de energias, incluindo as renováveis, indústria de petróleo, telecomunicações, edificações, mineração, produção de alimentos, indústria de transformação, dentre tantos outros. 

Conselheiro federal coordenador da Conp, eng. mec. Lucas Carneiro
Conselheiro federal coordenador da Conp, eng. mec. Lucas Carneiro

 

Composição de plenários
Já a Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), tendo como referência a Resolução nº 1.070, obteve a aprovação do cronograma de atividades para a composição dos plenários dos Creas em 2024.  Reforçando que os Creas devem protocolizar no Confea a proposta de composição de seus Plenários até 31 de agosto de cada ano, a medida orienta os Creas sobre a necessidade de proceder anualmente à revisão dos registros de instituições de ensino e das entidades de classe de profissionais, etapa prévia à elaboração de proposta de renovação do plenário. O prazo para esse registro no Confea é até 30 de abril.

O documento orienta ainda pela necessidade de o Crea verificar o cumprimento das exigências estabelecidas na Resolução nº 1.070, de 2015, e atestar a regularidade dos associados efetivos relacionados pela entidade de classe de profissionais, podendo diligenciar junto às entidades de classe de profissionais para confirmação da relação de associados efetivos.

Conselheiro federal coordenador da Ceap, eng. agr. Luiz Lucchesi
Conselheiro federal coordenador da Ceap, eng. agr. Luiz Lucchesi


Comissões temáticas
A Comissão de Educação e Atribuição Profissional – Ceap viu aprovadas as reconstituições da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos – CTHI e da Comissão Temática Contecc para 2023. Com relatório aprovado no ano passado e com sua proposta de reinstalação já aprovada então, justificada, entre outros aspectos, pelo “significativo avanço da CTHI no ano de 2022, inclusive com a retomada dos contatos com o CAU/BR”, a CTHI buscará, em 2023, acompanhar ações referentes a este e a outros conselhos profissionais, bem como os projetos de lei de interesse do Sistema Confea/Crea referente a atribuições. 

Sob supervisão da Ceap, a CTHI será composta pelos seguintes membros: cons. fed. Michele Costa Ramos (coordenadora); cons. fed. Daltro de Deus Pereira; Erick Braga Ferrão Galante (especialista); Almir Antônio Gnoatto (especialista) e Airton Nabarrete (especialista).

Sessão plenária 1.630
Discussões na sessão plenária 1.630

 

Já a Comissão Temática Contecc, cuja atuação mereceu elogios da conselheira federal eng. agr. Andréa Brondani, será coordenada pelo conselheiro federal eng. agr. Luiz Lucchesi e composta ainda pelo conselheiro federal Neemias Machado Barbosa e pelos especialistas eng. amb. Vinicius de Oliveira Ribeiro; eng. pesca. Alzira Miranda de Oliveira e eng. civ. Francisco José Costa Araújo. Em 2022, o Contecc recebeu 409 trabalhos de caráter técnico e/ou científico, dos quais 356 foram aprovados. Foram submetidos ao Congresso Técnico Científico 342 banners. O Contecc será realizado durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Gramado, no período de 8 a 11 de agosto.

 

Fonte: Confea