Funcionários de atendimento dos Creas estão reunidos em Brasília

Todos os 27 estados brasileiros enviaram representantes das áreas de atendimento dos Creas à capital federal para participarem da quarta edição do Encontro Nacional de Atendimento do Sistema Confea/Crea e Mútua - Enat. Iniciado nesta quarta-feira, 7/12, evento tem dois dias de duração e, na sede da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais, debate desde boas práticas e estresse laboral a nova lei de licitações.

Presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida
Presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida

 

Anfitrião do Encontro, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida recepcionou os participantes com breve discurso introduzindo o tema de sua palestra a ser realizada na quinta (8/12): Mútua – assistencial ou financeira? “Não somos banco, somos caixa de assistência, de acolhimento, com benefícios. Nosso lema é cuide de você e da sua família. É importante vocês saberem o que a Mútua oferece porque vocês são ponto de divulgação das coisas boas do Sistema”.

Eng. agr. Luiz Antônio Rossafa, chefe de Gabinete do Confea
Eng. agr. Luiz Antônio Rossafa, chefe de Gabinete do Confea

 

“Vocês são a linha de frente, a linha mais nobre do Sistema”, afirmou o eng. agr. Luiz Antônio Rossafa, chefe de Gabinete do Confea. “Os dois aspectos mais estratégicos do nosso sistema profissional são o atendimento e a fiscalização, que não só esclarecem como cooperam com a sociedade e com os profissionais”, pontuou Rossafa, que já presidiu o Regional paranaense por dois mandatos (2000-2005). “Pensar simples é o caminho para o sucesso. É com muita gratidão que o Confea os recebe em Brasília”, concluiu.

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília Natasha Fogaça
Doutora em Administração pela Universidade de Brasília Natasha Fogaça

 

A tarde do primeiro dia de encontro contou com três exposições. A doutora em Administração pela Universidade de Brasília Natasha Fogaça iniciou os trabalhos com o tema “Bem-estar e estresse laboral”. Entre os diversos fatores que causam desvio emocional pontuados por Fogaça, está a agressão de clientes, muito sofrida pelos profissionais de atendimento. “Vocês são fortes candidatos a terem burnout”, colocou, depois de explicar o que é a síndrome, suas diversas causas e formas de prevenção. “Atendimento é o coração de qualquer organização, são vocês que recebem as pessoas que interessam para a organização, vocês são os ativos mais importantes”, concluiu.

Em seguida, Lívio Alexandre Diogo, supervisor de atendimento do Crea-MG, apresentou a evolução no teleatendimento do regional mineiro. Em janeiro deste ano, das quase 21 mil chamadas recebidas, 67,9% foram atendidas. Em novembro, esse quantitativo passou para 92,9%. Entre as medidas empreendidas para chegar a essa conquista, houve redistribuição de equipe, monitoramento constante e treinamento para as cem pessoas que trabalham diretamente com o teleatendimento.

Auditório do Enat
Auditório do Enat

 

O terceiro palestrante do dia foi Auro de Moraes, que abordou as boas práticas de atendimento do Crea-SP, que atende em média 2,8 mil pessoas por dia, contando com auxílio de call center terceirizado. Conforme explicou Moraes, o Crea-SP se respaldou na Resolução n. 1007 e no Decreto n. 10.278 para proceder com a digitalização dos procedimentos. “O resultado imediato foi uma redução de 30% no número de atendimentos presenciais”. Após explanação do gerente de Tecnologia da Informação do Crea-SP, Marcelo Pessoa, sobre a carteira digital, Moraes retomou a palavra para falar sobre o convênio entre Crea-SP e Poupatempo, que permite ao Crea utilizar a infraestrutura da plataforma de serviços.

Ao final do primeiro dia, o assessor do Confea que coordenou o evento, Alexandre Borsato, destacou a apresentação dos colegas e enalteceu as iniciativas de busca por melhoria contínua. "Há exemplos excelentes, de colegas que, mesmo atingindo a meta, continuam tentando melhorar ainda mais", pontuou.

O 4º Enat retorna nesta quinta-feira com palestras sobre a Mútua, registro de profissionais, graduados de cursos à distância, nova lei de licitações, entre outros temas.

Fonte: Confea