As principais tecnologias, inovações e tendências do agronegócio mundial serão apresentadas ao público do Show Rural Coopavel 2023, aberto nesta segunda (6/2) em Cascavel (PR). O evento conta com o patrocínio do Confea por meio de locação de estande no valor de R$ 60 mil. “A exemplo da Farm Show nos Estados Unidos e de feiras da União Europeia, dá para dizer que estamos entre as três maiores do mundo”, comenta o eng. agr. Fernando Luiz Rocha Pereira, presidente da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac).
Na abertura do evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (10/2), Fernando Luiz receberá o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira, os conselheiros federais eng. agr. Luiz Lucchesi e eng. agr. Daniel Roberto Galafassi, o presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, eng. agr. Francisco Almeida e ainda o Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), eng. agr. Cesar Davi Veronese, entre outras autoridades.
“Trata-se da maior feira rural do país, trazendo para os produtores rurais e profissionais do Sistema uma oportunidade ímpar de continuar seus debates e seus negócios, tendo como escopo sua larga expertise. São inovações tecnológicas que asseguram a maior produtividade no campo, ao lado de iniciativas do Sistema Confea/Crea para que o produtor esteja a par das principais garantias e avanços relacionados às atividades regulamentadas, cada vez mais responsáveis pelo avanço do agronegócio brasileiro”, considera o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.
Nesta 35ª edição, o evento deverá repetir o sucesso mantido nos últimos. “Apenas em 2021 não houve presencialmente o evento em decorrência da pandemia da covid-19”, aponta Marcos Roberto Marcon, assessor da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (Feap) na área de Sustentabilidade das Entidades de Agronomia. Paralelamente à programação com palestras e feira, o evento contará com reuniões da câmara especializada de Agronomia do Crea-PR, além de debates sobre a governança cooperativa e a participação de entidades de classe da Agronomia no Estado e palestras sobre agronegócio.
Para o presidente da Areac, o patrocínio do Confea é de suma importância. “Temos um estande para trazer as entidades de classe e, principalmente, o profissional. A gente acaba capturando as principais necessidades que o profissional está tendo como órgão e instituição, então, é uma oportunidade de a gente estar junto para fortalecer o profissional da área. Temos muitos profissionais trabalhando durante o evento e tendo oportunidade de trazer os seus desafios e desejos. Portanto, além dos negócios, o Show Rural é uma oportunidade também de encontrar debate, reuniões dos órgãos de classe, de fortalecer essa base”, descreve Fernando Luiz.
Negócios e inovação
Em uma área de 720 mil metros quadrados a dez quilômetros do centro da cidade paranaense, o Show Rural Coopavel, que acontece desde 1989, deverá reunir milhares de profissionais do agronegócio, consultores, professores, pesquisadores, produtores rurais, empresas e ainda representantes da fiscalização governamental e da fiscalização profissional e estudantes. “A estimativa é que o Show Rural receba 300 mil participantes de todo o país e de países vizinhos”, diz Marcon.
Segundo ele, as empresas plantam variedades de soja e milho, em campos onde são feitas apresentações técnicas que possibilitam o fechamento de novos negócios. “Além disso, tem os estandes para diversas empresas, além de um estande conjunto para recepcionar os profissionais do Sistema. No evento, tem mais de três mil engenheiros agrônomos trabalhando. Na montagem são 600 empresas expositoras, cada empresa tem seu estande, onde são geradas ARTs de profissionais de várias modalidades”, descreve.
O presidente da Areac, eng. agr. Fernando Luiz Rocha Pereira, destaca que, apesar de o evento ter sido realizado virtualmente em 2021, os negócios continuaram fortemente neste período. Nem mesmo a atual estiagem enfrentada em algumas regiões do estado é um obstáculo considerável. “O impacto é regionalizado de parte da região oeste do Paraná, mas é compensado por outras regiões que estão normais. No Lago de Itaipu, há perdas maiores. Mas no Estado, estamos próximos a anos normais de produção”, descreve.
Confira a programação do Show Rural Coopavel 2023
As boas estimativas para o evento refletem os bons índices da balança comercial do agronegócio brasileiro. “Exportamos em torno de 140 bilhões de dólares, só importamos R$ 18 bi. A exportação continua sendo o carro-chefe, poucos setores trazem uma balança tão favorável. Hoje, continuamos sendo vistos como o próximo grande celeiro agrícola do mundo”, diz, destacando o papel do engenheiro agrônomo nessa evolução. “Crescemos com tecnologia. Esse crescimento é em tecnologia, não em aumento de área relativo. Essa tecnologia acabou trazendo aumentos de produtividade”.
Para Fernando Luiz Rocha Pereira, o Show Rural Coopavel 2023 é uma oportunidade para os profissionais mostrarem todas as tecnologias disponibilizadas nas suas respectivas áreas. “Então, ele pode ver desde a última tecnologia com drones à tecnologia 5G ou tecnologia em olericultura, por exemplo. O que há de mais moderno em termos de maquinário em um local em que existe lançamentos de novas tecnologias, atraindo produtores de todas as Américas e se constituindo em uma grande feira mundial. Não temos mais o atraso que havia, o que está sendo lançado aqui está sendo lançado lá”.
Em relação à tecnologia 5G no campo, Fernando reputa esse como o grande desafio que o governo tem que entregar ao produtor. “Hoje tem máquinas para trabalhar autonomamente com uma série de equipamentos que podem gerar informações, mas falta o meio de transmissão, a internet que coleta esses dados do campo. O grande desafio é que essa cobertura venha atingir o rural”, diz, ressalvando que alguns produtores rurais já estão fazendo esse ajuste por conta própria, possibilitando a comunicação das máquinas por meio da internet
Fonte: Confea