Engenheiro Luiz Mário Marques Couto escreve sobre a sessão solene em homenagem ao dia do Engenheiro

A Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF realizaram sessão solene no Auditório do CREA-DF, ontem, dia 11 de dezembro de 2023, em comemoração dos 90 anos da promulgação do Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, 1120 da Independência e 450 da República, assinado por Getúlio Vargas, Salgado Filho e Washington Pires, que regulamentou o exercício das profissões de Engenheiro, de Arquiteto e de Agrimensor. O Decreto 23.569 criou os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Engenharia, assim como definiu competências do Engenheiro Civil, Engenheiro-Arquiteto, Engenheiro Mecânico-Eletricista, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Minas, Engenheiro Geógrafo e atividades relacionadas à engenharia, deixando claro, ainda no primeiro terço do século vinte, a grande presença da engenharia na atividade humana.

Engenheiros ilustres que integraram a mesa dos trabalhos, dentre eles a Presidente do CREA-DF, Engenheira Fátima Có, e o representante da Câmara Legislativa do DF, Deputado Pepa, Pedro Paulo de Oliveira, lembraram que a presença da engenharia na atividade humana tem se ampliado, cooperando decisivamente nas áreas da saúde, espacial, robótica, astrofísica, educação, defesa, logística, legislativa e muitas outras. Em homenagem ao dia do engenheiro e pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal, a Câmara Legislativa do DF e o CREA-DF convidaram 90 engenheiros que atuaram, com reconhecido mérito, nos conselhos de fiscalização do exercício da engenharia e agronomia, na Academia, no exercício de cargos eletivos, no empresariado da atividade de engenharia e na ação autônoma da engenharia para receber Menção de Louvor em nome dos profissionais que exerceram funções de engenharia no Distrito Federal desde 1957, quando o Presidente Juscelino Kubitschek, brasileiro visionário, de origem checa, etnia cigana, iniciou os trabalhos de construção da nova capital, cuja pedra fundamental tinha sido lançada pelo presidente Epitácio Pessoa, ao meio dia, de 7 de setembro de 1922, para comemorar o centenário da independência do Brasil.

Esse mensageiro sideral, que transformou o país em apenas 5 anos de mandato, tinha pleno conhecimento da sua missão, em consequência da sua origem. Iniciou a construção da nova capital em 1957 e teve como executores uma multidão de brasileiros que acreditaram no projeto e trabalharam dia e noite para inaugurá-la em 21 de abril de 1960. Muitos engenheiros participaram dessa obra inigualável e até hoje continuam contribuindo com a construção de uma cidade que figura entre aquelas que mais crescem e que, apesar disso, mantém o maior IDH do país (0,824). Todos esses foram lembrados e homenageados nessa data festiva.

Autor: Luiz Mário Marques Couto, CREA 590/D DF