O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) eng. eletricista Diogo Vogel, participou da reunião da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia Elétrica – CCEEE do Sistema Confea/Crea no estado de São Paulo no mês de julho.
O encontro voltado à representantes dos 27 Creas do país teve como principal foco principal assuntos que resultam na valorização profissional, através de propostas para a melhoria do Sistema.
A Resolução Normativa (REN) 1.059 da ANEEL, foi uma das pautas debatidas entre os participantes. A REN aprimora as regras para a conexão e o faturamento de centrais de microgeração e minigeração em sistemas de distribuição de energia elétrica e também sobre o registro dos profissionais da área de Tecnologia da Informação nos Creas.
O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, explanou a relevância da participação do pleno do Crea Mato Grosso em encontros nacionais através da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, oportunizando a integração e alinhamento entre os Regionais, no que diz respeito aos temas de interesse da modalidade.
“A reunião foi muito importante e relevante para a Engenharia Elétrica, discutimos temas como o Manual de Fiscalização para os Fiscais do Sistema Confea/Crea, fiscalização de processos em ambientes virtuais, além de tratar os processos relacionados a fontes renováveis de Energia. Sobretudo Energia Solar Fotovoltaica e os processos e dificuldades com que os profissionais vêm passando com as concessionárias”, disparou Diogo Vogel.
Em Setembro acontece a 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica – CCEEE na cidade de São Luiz em Maranhão, na qual o coordenador pretende realizar o fechamento em entrega dos trabalhos para o Confea.
Apresentando dados sobre a tendência de diversificação na produção de energia no Brasil, o diretor administrativo do Crea-DF, Eng. Eletric. Silvio Roberto Sakata, falou sobre a obtenção de energia por outros meios, como o eólico e o fotovoltaico, e a necessidade de estreitar os vínculos entre o Confea e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para maior cobertura e cumprimento à Lei 14.300, que instituiu o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS), e a criação de um grupo de trabalho para tratar do assunto.
Para o coordenador nacional da CCEEE, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Eduardo de Brito Souto (Crea-RS), a terceira reunião do grupo neste ano reflete a busca por melhorias para os profissionais.
“As propostas apresentadas e as discussões são para todo o segmento da engenharia elétrica. Estamos trabalhando para que se cumpra a Lei 5.194 e ter esse encontro, compartilhando os pontos de vista de cada parte do país, ajuda no avanço para a melhoria”, finalizou.
Fonte: MidiaNews