Divulgação da Carta aos Candidatos foi destaque na abertura do 4º Encom

Com a presença de conselheiros federais, de presidente de entidade de classe e de profissionais comunicólogos de todo o país, teve início na manhã desta quarta-feira (10/8) o 4º Encontro Nacional de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Comunicação é fortalecimento, é reconhecimento da identidade da marca do nosso sistema profissional”, afirmou o conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit durante a abertura dos trabalhos. Nicoleit coordena a Comissão de Articulação Institucional do Sistema e, na ocasião, representou o presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta.

Conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit

Durante sua fala, Nicoleit ressaltou a carta aprovada na última reunião do Colégio de Presidentes, que, aguardando tramitação no Confea e aprovação pelo Plenário, reúne propostas da Engenharia a serem apresentadas aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais. “O documento registra um posicionamento e mostra nosso compromisso. Se aprovada em Plenário, deve ter ampla divulgação”. Da mesma opinião partilha o conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira, que, presente ao evento, também se manifestou nesse sentido.

Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), eng. civ. Francisco Ladaga

Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), o eng. civ. Francisco Ladaga também participou da abertura do 4º Encom. “Sou fã da área de Comunicação do Confea desta gestão”, disse Ladaga, que representa o Colégio de Entidades Nacionais no Conselho de Comunicação e Marketing (CCM). “Todo ano essa representação vai mudar para que as demais lideranças possam vivenciar essa realidade”, disse, antes de concluir desejando um proveitoso seminário. “Estou aqui para aprender”, finalizou.

Conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos

O gerente de comunicação do Confea, jorn. Felipe Augusto Pasqualini, explicou sobre a composição do CCM – conta com representações de todos os fóruns do Sistema e de profissionais de Comunicação dos Creas – e celebrou a realização do 4º Encom no Plenário do Confea. “Em 2020, nosso Encom foi o último evento antes da pandemia. Em 2021, foi virtual. É uma alegria muito grande retomar o formato presencial”. O superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros, também estava presente.

Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão

Diretores do Confea, os conselheiros federais eng. mec. Michele Costa Ramos e eng. eletric. Genilson Pavão também participaram das falas de abertura. “Esses encontros técnicos são fundamentais para que haja alinhamento de ações entre o Confea e todos os regionais”, disse Michele. “Sempre fui entusiasta da comunicação”, começou Pavão. “A Comunicação do Confea está mostrando para que realmente ele existe. Mas o Confea em si não consegue fazer tudo, precisamos dos Creas. Sei que o Brasil é grande, que temos diferenças regionais e culturais, mas esse objetivo comum tem que ser ajustado. Conto com o apoio de vocês para que possamos alcançar a meta de sermos reconhecidos como uma instituição de excelência”.

Conselheiro federal eng. civ. Gilson Queiroz

Presentes na manhã do evento, os conselheiros federais eng. civ. Gilson Queiroz, eng. eletric. Jorge Bitencourt e geol. Mário Cavalcanti também fizeram suas contribuições. “É muito importante não deixar de fazer crítica neste momento”, pontuou Queiroz. “Vocês é que levam nossa mensagem aos profissionais, à sociedade, ao país. É salutar pontuar como melhorar o reconhecimento do nosso Sistema, que tanto contribui para a soberania da nação”, pontou Bitencourt.

Felipe Augusto Pasqualini, gerente de Comunicação do Confea

Ainda pela manhã, Felipe Augusto Pasqualini, gerente de Comunicação do Confea, apresentou um panorama da Gerência de Comunicação do Confea e as ações de comunicação planejadas para o segundo semestre de 2022, que contemplam, entre outras, podcast, TV Confea e as campanhas de fiscalização no interior do Brasil, da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

Na ocasião, Pasqualini esclareceu que apesar de contar com orçamento robusto para publicidade, os recursos não são suficientes para fazer uma campanha de âmbito nacional de anúncios em televisão aberta, por exemplo. “Se fosse só Brasília, dava para fazer um projeto fantástico com esse orçamento. Mas tendo que ser nacional, em um país com dimensões continentais, considerando as diferenças entre as praças, não conseguimos, com esse valor, chegar à TV aberta, fica completamente inviável”.

Em seguida, foi realizada uma primeira rodada de apresentação das equipes de Comunicação dos Creas, que terá sequência no fim desta quarta-feira. O 4º Encontro Nacional de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua seguirá até 12h30 de quinta-feira, 11/8.

Licitação de publicidade
No período da tarde, o procurador do Distrito Federal e advogado Evaldo Costa Barreto Júnior palestrou sobre “Licitação de publicidade no Sistema Confea/Crea”. Em sua fala, o advogado reforçou a natureza jurídica dos conselhos profissionais e, portanto, a obrigatoriedade de contratação por meio de licitações, assim como contratação por meio de concurso público e sujeição aos princípios da Administração Pública. Edvaldo ainda contextualizou os comunicadores a respeito das duas leis de licitação em vigor: “Desde 2021 temos a aplicação da Lei nº 14.133/21, conhecida como a nova Lei de Licitação, e da Lei nº 8.666/93, que vigora até 2023 caracterizando um período de transição”. O advogado ainda frisou que os conselhos não podem utilizar pregão (nem eletrônico tampouco presencial) se for prestação de serviço de publicidade porque, segundo os critérios de legislação, deve ser 'melhor técnica' ou 'técnica e preço'".

Advogado Evaldo Costa Barreto Júnior

Eleições pela internet
As orientações para divulgação das eleições do Sistema foram repassadas pela assessora técnica da Comissão Eleitoral Federal (CEF), Talita Machado, que teve a fala antecedida pelo conselheiro eng. civ. Daltro de Deus. “É essencial que os Creas divulguem na ponta os normativos e as informações sobre as eleições”, salientou o coordenador da CEF, pontuando a importância da transparência, da isonomia e do exercício da democracia, durante o processo eleitoral. 

Os detalhes sobre as eleições pela internet foram elucidados pela assessora técnica, demonstrando como o sistema de votação é simples e inclusivo. O papel das áreas de comunicação dos Creas na atualização de cadastro dos profissionais foi o tópico de destaque da exposição. “A Decisão Plenária PL 1182/2022 determina que as áreas de Comunicação dos Creas, em que serão realizadas as eleições em 2022, promovam campanhas publicitárias que visem à divulgação da atualização cadastral na circunscrição do Regional”, frisou Talita. 

Assessora técnica da CEF, Talita Machado, e o coordenador da comissão, eng. civ. Daltro de Deus

Recursos financeiros
Os critérios para acesso ao Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Comunicação (Prodacom) foram listados pelo gerente de Desenvolvimento Institucional, arq. Adilson Lara, que enfatizou a relevância de verbas para viabilizar a produção e veiculação de campanhas institucionais, produção de conteúdos para internet e aquisição de espaços em mídias para divulgação de ações dos Regionais. “É importante que vocês, da área de Comunicação, e os gestores dos Creas tenham conhecimento sobre a oportunidade de captar esses recursos financeiros do Prodacom”, incentivou, dizendo que em 2022 os Conselhos de Tocantins e Rio Grande do Norte fizeram requerimento ao Confea. 

Gerente de Desenvolvimento Institucional, arq. Adilson Lara

 

Fonte: Confea