Disponível cartilha sobre protocolos para testes de controle de qualidade

O sucesso no uso de equipamentos eletromédicos e a realização de exames e procedimentos que permitam a correta interpretação de resultados é primordial na área da saúde. Por isso, os equipamentos eletromédicos – aqueles eletroeletrônicos destinados ao diagnóstico, tratamento ou monitoramento de pacientes –, devem ser mantidos em condições adequadas de funcionamento e submetidos regularmente a ensaios e verificações de desempenho.

O objetivo desses testes é fornecer elementos para aceitação ou rejeição do equipamento, bem como para corrigir eventuais desvios, falhas e anomalias. Desta forma, é possível disponibilizar aos profissionais da saúde equipamentos que atendam aos requisitos legais.

 


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Fruto do Grupo de Trabalho de Equipamentos Eletromédicos da Coordenadoria de Câmaras Especializadas em Engenharia Elétrica do Sistema Confea/Crea, esta cartilha apresenta protocolos para orientar profissionais que realizam os chamados “testes de controle de qualidade” em equipamentos eletromédicos emissores de radiação para exames como mamografia, ressonância magnética, além de digitalizadores e impressoras de imagens.

Para a elaboração, foram consultados vários engenheiros e outros profissionais experientes no assunto para tratar de tópicos como habilitação profissional, exposição de trabalhadores e testes exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Como resultado, tem-se um material de uso amplo, tanto para engenheiros quanto para outros profissionais legalmente habilitados.

Fonte: Confea