Sexta, 16 Agosto 2019 19:46

CREA-DF participará de mais uma edição da Feira do Morango

Conhecido como um dos eventos mais tradicionais do setor rural de Brazlândia, a Festa do Morango está de volta! Em sua 24ª edição, o evento começa na sexta-feira (30) e se estende até o dia 8 de setembro, no Galpão da sede da Arcag, BR-080, Km 13, em Brazlândia com entrada gratuita.

O CREA-DF estará com stand no local, realizando atendimentos de profissionais e empresas e tirando dúvidas sobre registro profissional e consulta de processos. Além disso, o Conselho estará visitando os produtores para falar sobre a importância do responsável técnico na produção do morango e do receituário agronômico.

Nesta edição a expectativa da organização é que mais de 30 mil visitantes passem pelo local. A festa tem o objetivo de promover e incentivar o cultivo e produção de morangos, além de comemorar a crescente exportação para outros Estados brasileiros.

Brazlândia se destaca no cultivo de morango no Distrito Federal: 98% da produção vem da região administrativa, com cerca de 200 produtores dedicados à fruta. Plantio convencional, orgânico, protegido: são várias as formas de produzir o morango, cuja época de melhor colheita é a seca. A produção envolve 150 hectares na época de safra e 30 na entressafra (180 hectares no total). A produtividade média é de 35 mil quilos por hectare e a produção estimada para 2018 é de 6,3 mil toneladas — uma tonelada a mais que em 2017. O PIB do morango é de R$ 31,5 milhões.

Quem participa da festa pode degustar na praça de alimentação, chamada de Morangolândia, além da fruta, os pratos e iguarias preparadas com ela. A programação ainda inclui oficinas, palestras e concursos de receitas.

Última modificação em Quinta, 29 Agosto 2019 16:49