CREA-DF
Quinta, 22 Novembro 2012 17:38

Estudo traz primeiras informações sobre planeta-anão descoberto em 2005 Destaque

Escrito por Correio Braziliense
Avalie este item
(0 votos)

Quando pensa no Sistema Solar, muita gente imagina apenas o Sol, a Terra, a Lua e mais sete planetas, além de Plutão, reposicionado na categoria de planeta-anão alguns anos atrás.

O que poucos sabem é que essa região do espaço tem muitos mais moradores. Asteroides e outros planeta-anões convivem com mais de uma centena de luas, cometas e outros corpos menores. Uma pesquisa divulgada na edição de hoje da revista Nature, com ampla participação de brasileiros, traz novidades sobre um dos menos conhecidos habitantes da vizinhança espacial: Makemake.

O planeta-anão foi descoberto em 2005 por cientistas norte-americanos. Por isso, o estudo publicado hoje é importante, já que se trata do primeiro grande artigo sobre a atmosfera e o albedo (brilho), do corpo. “Ao contrário de Plutão, Makemake não parece ter uma atmosfera que se estenda por toda a superfície”, explica o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpa) André Milone, um dos autores da pesquisa. “Isso não significa, contudo, que ele não tenha algum tipo de atmosfera.”

Última modificação em Quinta, 22 Novembro 2012 17:40