Quarta, 07 Fevereiro 2018 13:01

Após desabamento no Eixão, governo admite pela 1ª vez demolir a Ponte do Bragueto, no DF

Escrito por G1

O desabamento de um viaduto no Eixão Sul levantou debate sobre a situação crítica de outras estruturas do Distrito Federal, entre elas a Ponte do Bragueto. Nesta quarta-feira (7), um representante do governo admitiu publicamente pela primeira vez a possibilidade de demolir a ponte, que liga o Plano Piloto ao Lago Norte e à Granja do Torto.

"Logo que concluamos as pontes leste e oeste do Bragueto, nós restauraremos ou até demoliremos a ponte central", afirmou Henrique Luduvice, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ressaltando que a área "está permanentemente sob monitoramento".

Mas só no fim do ano

O GDF tem construído pontes marginais ao lado da estrutura principal, como forma de desafogar o trânsito. As obras começaram em maio de 2016 e fazem parte das intervenções do Trevo de Triagem Norte. Ao G1, o DER afirmou que a nova previsão de conclusão das pontes laterais é "no final de 2018". No início do projeto, o prazo divulgado era dezembro de 2017.

A ponte sobre o Lago Paranoá, inaugurada em junho de 1961, tem 400 metros de comprimento e recebe fluxo diário de 200 mil pessoas, segundo o GDF. Ela é a única ligação do tipo sobre a parcela norte do lago – no lado sul, são três.

"Na Ponte do Bragueto, o DER disse que fiscaliza a área todos os dias. Estamos acelerando ao máximo para fechar essas obras de apoio na região", declarou o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio.

Por que a preocupação?

O viaduto que desabou no Eixão nesta terça-feira (6) está citado no mesmo relatório do Tribunal de Contas do DF que levantou dúvidas sobre as condições da Ponte do Bragueto. O texto é de 2012.

Os auditores afirmaram que a manutenção das edificações públicas da capital era feita "de modo improvisado e casual". Segundo o estudo, essa dinâmica "não garante a integridade das edificações públicas".

Naquele momento, há quase seis anos, os auditores do tribunal identificaram oito bens públicos com necessidade de reparo e manutenção urgente. A Ponte do Bragueto e o viaduto que despencou foram classificados da mesma maneira.

Desde aquele momento, a parte inferior da ponte está danificada e apresenta múltiplos pontos de infiltração. Parte da "armadura metálica" está exposta, apresentando sinais de corrosão. Além disso, a área sob a ponte é um conhecido ponto de alagamento entre a L4 e a W3 Norte, o que tem potencial para agravar esses problemas estruturais.

Mapa de problemas

A lista de urgências apontadas em relatório de 2012 do Tribunal de Contas do DF inclui, ainda:

• O viaduto que cruza o mesmo Eixão Sul e a via S2 (dos anexos ministeriais);
  • Dois viadutos do Eixo L (conhecido como "Eixinho de baixo"), nas quadras 203/204 Sul e 215/216 Sul;
  • O viaduto sobre a via N2 (dos anexos ministeriais, no lado voltado para a Asa Norte), ao lado do shopping Conjunto Nacional;
  • O estacionamento do shopping Conjunto Nacional, e
  • O ginásio Cláudio Coutinho, próximo ao estádio Mané Garrincha.

Desabamento

O pedaço de um viaduto no Eixão Sul, na área central de Brasília, desabou por volta das 11h45 desta terça-feira (6) na altura da Galeria dos Estados, a 1 km da Rodoviária do Plano Piloto. Duas das três vias que seguem no sentido norte despencaram.

Dois carros foram soterrados e dois ficaram danificados. Mesas de um restaurante chamado Churrascaria Floresta também ficaram soterradas. Ainda assim, não houve vítimas. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), admitiu que o local precisava de manutenção.

"Você precisa aguardar a perícia para saber o que conheceu com o viaduto, mas o que fica claro é a falta de manutenção do espaço", disse a presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea-DF), Fátima Co.

Confira a matéria completa no link: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/apos-desabamento-do-eixao-governo-admite-pela-1-vez-demolir-a-ponte-do-bragueto-no-df.ghtml

Última modificação em Terça, 18 Dezembro 2018 12:03