Sexta, 31 Julho 2020 16:30

Portaria do Confea suspende 77ª Soea

Escrito por Comunicação Confea, com alterações do Crea-DF

Portaria assinada pelo presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, nesta quarta-feira (29/7), suspende os efeitos da decisão plenária que definiu a data de realização da 77a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia - Soea. O evento seria promovido de 2 a 5 de agosto, em Goiânia, GO, mas foi suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus.

Uma nova data para a realização da Semana está sob análise do Plenário do Confea, após a Comissão Organizadora Nacional da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Con77Soea) deliberar pelo adiamento do evento e propor que a Soea aconteça no período de 4 a 7 de maio próximo, como única edição em 2021.

A alteração do calendário leva em conta a “evolução dos casos de covid-19 no Brasil e as diretrizes divulgadas pelo Ministério da Saúde, que recomenda o adiamento de eventos com grande participação de pessoas como medida de precaução frente à epidemia”, como destaca a deliberação da Con77Soea. Outro fundamento é o Decreto Municipal nº 1313/2020, que veda a realização de eventos presenciais durante o estado de emergência, em Goiânia, cidade que irá receber a próxima Semana Oficial.

O documento pondera ainda as questões logísticas e de organização neste tempo atípico de crise sanitária. A redução e cancelamento de voos, e a instabilidade das empresas fornecedoras e de montagem de estandes, em razão das paralisações e suspensões das atividades comerciais, são alguns dos obstáculos neste momento.

Todas esses impasses demandam planejamento e soluções, como explica o conselheiro federal e integrante da comissão organizadora, eng. civ. João Carlos Pimenta. “Como a Soea é um evento que não se resolve em uma semana ou um mês, por conta da sua dimensão, é necessário mais tempo para que seja formatado com as devidas medidas de proteção e para que se evite desperdício de dinheiro, tempo e mão de obra”, argumenta.

Da mesma forma, o presidente do Crea anfitrião da 77ª Soea esclarece que a proposta de adiamento é por questões técnicas. “Sendo em maio de 2021 teremos mais tempo para licitar os serviços dentro do planejamento necessário para realizar o evento como previsto: moderno, sustentável e com segurança para os participantes, palestrantes e funcionários do Confea e Creas”, reforça o eng. agr. Francisco Almeida, liderança do Crea-GO, ao informar que a comissão organizadora tem trabalhado para garantir que a próxima edição seja um projeto de estado inovador, tanto do ponto de vista tecnológico quanto ambiental. “Pretendemos concluir ainda neste ano a programação, que promete ser inédita; mas para isso precisamos da autorização do plenário do Confea para confirmarmos a data com os fornecedores, palestrantes e o centro de convenções que já está com a agenda do próximo ano lotada”, acrescenta.

Na avaliação da Mútua, que é parceria do Confea na realização da Soea, postergar a agenda demonstra precaução e razoabilidade na atual conjuntura. “Este adiamento é a medida mais correta e prudente”, ressalta o eng. agr. Claudio Calheiros, diretor de Benefícios e Tecnologia que está no exercício da presidência da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. “O público que, em geral, é de 4 mil pessoas abrange profissionais com idade acima de 60 anos, além dos homenageados das Honrarias do Mérito. Reunir essas pessoas agora seria colocá-las em risco e o que precisamos fazer e preservar a vida de todos”, reitera Calheiros.