Quarta, 12 Fevereiro 2020 17:06

Autoridades do Sistema participam da abertura do 9º Encontro de Líderes

Cerca de 800 pessoas se reúnem de hoje (12/02) a sexta-feira (14), no 9º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O evento tem como objetivo marcar as primeiras reuniões do exercício dos fóruns consultivos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), sendo estes os colegiados que reúnem todos os presidentes dos Creas, das entidades nacionais, e as coordenadorias nacionais das câmaras especializadas.

Como coanfitriã do evento – que é realizado em Brasília – a presidente do Crea-DF, Fátima Có, incentivou em seu discurso que todos participem dos trabalhos de maneira positiva para que haja resultados satisfatórios. “Participemos desse Encontro desprovidos de vaidades, sem conceitos preestabelecidos, de modo que possamos nos envolver de sabedoria e avançar em relação aos assuntos aqui tratados”, defendeu Fátima.

83938962 2961588097225707 3996899512005165056 o

Ao se dirigir aos participantes, o presidente do Confea, Joel Krüger, destacou a agenda do evento “que mobiliza centenas de lideranças oriundas de entidades de classe, instituições de ensino e sindicatos que integram o nosso sistema profissional, composto por mais de um milhão de profissionais e aproximadamente 265 mil empresas das áreas tecnológicas”. Para Krüger, “o país precisa das diversas modalidades das engenharias, da agronomia, da geologia, da geografia, da meteorologia, dos tecnólogos e dos técnicos de segurança do trabalho que funcionam como as molas propulsoras do desenvolvimento consistente e sustentável do país”.

Fantasma e demandas

Sem esquecer o que considera ser “um fantasma” a PEC 108 - que altera a natureza jurídica dos conselhos de regulamentação e fiscalização profissional - , foi criticada pelo presidente do Confea para quem “a proposta vai prejudicar o principal interessado que é o cidadão”. Sobre as demandas do setor empresarial, informou sobre a da Resolução nº 1.116 que estabelece que as obras e os serviços de Engenharia e de Agronomia, que exigem habilitação legal para sua elaboração ou execução, com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, são serviços técnicos especializados.

Certificados de função
A entrega de certificado de função aos coordenadores de Câmaras Especializadas que atuaram em 2019, também marcou o início dos trabalhos do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sitema Concea/Crea. Do Crea-DF, receberam o certificado o o coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), Kléber Souza dos Santos e pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), a coordenadora adjunta Adriana Resende Avelar Rabelo.

Dispositivo de honra

O dispositivo de honra da cerimônia do 9º Encontro de Líderes foi composto pelos presidentes do Confea, eng. civ., Joel Krüger, e do Crea-DF, eng. civ., Fátima Có; pelo eng. civ., e vice-presidente do Confea, Osmar Barros Jr.; pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR); pela deputada federal Flávia Moraes, do PDT de Goiás; por Marcelo Tretin, secretário-adjunto de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Trabalho; pelo eng.civ. Paulo Guimarães, diretor da Mútua, caixa de assistência; por Valmor Pietsch, eng. agri. e coordenador do Colégio de Entidades , por Antônio Aragão, eng. civil que coordena o Colégio de Presidentes de Creas, e também pelo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Carlos Eduardo Domingues e Silva.

Participação de parlamentar

A abertura do encontro contou, também, com a presença de parlamentares que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e que acompanham a tramitação de Projetos de Lei de interesse da área tecnológica, entre eles o eng. civ. Leonidas Cristino (PDT-CE); deputados Leandre Dal Ponte (PV-PR); Ricardo Izar (PDT-SP), Flávia Moraes (PDT-GO), José Carlos Schiavinato (PP-PR), professora Marcivânia (PCdoB-AP), Joao Campos (PSB-PE) e Geninho Zuliani (DEM-SP). O senador Izalcy Lucas (PSDB-DF) esteve representado por seu assessor Nilo Cerqueira.

Confira a galeria de fotos aqui e na nossa rede social.

Última modificação em Quarta, 12 Fevereiro 2020 17:44