Quinta, 27 Agosto 2020 13:21

Representantes da sociedade civil são eleitos para mandato no Conplan

Escrito por Metrópoles

As 15 entidades da sociedade civil que vão integrar o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan)pelos próximos dois anos foram eleitas, nessa segunda-feira (24/8), durante reunião pública on-line. A posse está marcada para setembro. Ao todo, 196 entidades se credenciaram para participar do Conplan, um número recorde. Dessas, 100 foram consideradas aptas a disputar a eleição, por terem comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais.

A sessão durou cerca de cinco horas e foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, e a secretária-executiva da pasta, Giselle Moll. Cada participante teve que declarar o voto com a câmera ligada, após conferência dos dados pela equipe da Assessoria de Colegiados (Ascol) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O Conplan é responsável por garantir a gestão democrática da cidade. Isso significa que deve ser assegurada a participação da população e de associações representativas de segmentos variados da comunidade na formulação e execução da política de desenvolvimento urbano do Distrito Federal.

1. Entidade representativa que tenha em seus estatutos e regimentos a defesa da mobilidade urbana: Associação Civil Rodas da Paz.

2. Entidades ou movimentos sociais que tenham em seus estatutos e regimentos a defesa dos interesses e demandas da sociedade para provisão habitacional: Federação dos Inquilinos do Distrito Federal (FID-DF).

3. Instituições de ensino superior, que tenham cursos regulares de graduação em arquitetura e urbanismo e engenharia: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB).

4. Entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades dos profissionais da área de arquitetura e urbanismo: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-DF).

5. Entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades dos profissionais da área de engenharia e agronomia: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF).

6. Entidades empresariais do segmento do setor produtivo da construção civil: Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

7. Entidades empresariais do segmento do mercado imobiliário: Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF).

8. Entidades empresariais do segmento do comércio varejista: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

9. Entidades representativas que tenha em seus estatutos e regimentos a defesa dos interesses dos produtores rurais: Sindicato Rural do Distrito Federal (SRDF).

10. Entidades representativas que tenham em seus estatutos e regimentos a defesa da política setorial de regularização fundiária de interesse social: Prefeitura Comunitária dos Moradores da Colônia Agrícola Sucupira.

11. Entidades representativas que tenham em seus estatutos e regimentos a defesa da política setorial de regularização fundiária de interesse específico: União dos Condomínios Horizontais e Associações de Moradores no Distrito Federal (Única-DF).

12. Entidades que tenham como finalidade a promoção, a coordenação, proteção e representação legal das categorias de arquitetos e urbanistas: Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB-DF).

13. Entidades que tenham como finalidade a promoção, coordenação, proteção e representação legal das categorias de engenheiros: Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

14. Representante titular e um suplente de associações de moradores e inquilinos: Associação dos Inquilinos de Ceilândia do DF e Região Metropolitana (ASSINC-DF/RM).

15. Entidade representativa que tenha em seus estatutos e regimentos a defesa do patrimônio cultural: Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF).