Quarta, 25 Março 2020 14:15

Ministério da Agricultura vai disponibilizar 84 laboratórios para testes do novo coronavírus

Escrito por G1

O Ministério da Agricultura disse nesta terça-feira (24) que vai disponibilizar sua infraestrutura de laboratório, equipamentos e funcionários para auxiliar nos testes do novo coronavírus.

Segundo o comunicado, serão disponibilizados 84 laboratórios das redes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Esses locais contam com 89 equipamentos do tipo RT-PCR em operação e capacidade de análise de mais de 76 mil amostras por dia. Essa é a técnica de referência para detecção do coronavírus, segundo o governo.

Os laboratórios da rede do Ministério da Agricultura estão em 19 estados e 27 cidades do país. Os equipamentos deverão ser realocados com base na demanda estratégica do Ministério da Saúde.

A Agricultura disse que haverá um total de 108 profissionais qualificados para operar equipamentos e ensaios, que poderão ser alocados conforme a necessidade do governo federal.