A- A A+ AC
Terça, 21 Março 2017 16:14

Evento - Dia Internacional das Florestas e das Águas

A Associação dos Engenheiros Florestais do Distrito Federal (AEF/DF), com apoio do Departamento de Engenharia Florestal da UnB, do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal da UnB (CAEF), da SAVANA – Desenvolvimento Ambiental Sustentável, do IPOEMA – Instituto de Permacultura, e de outras empresas e entidades parceiras, realizará uma oficina pública em comemoração ao Dia Internacional das Florestas e ao Dia Internacional das Águas.

Além de abordar temas como a gestão de parques de uso múltiplo e a recomposição de florestas e da vegetação nativa, a oficina envolverá a apresentação de técnicas e práticas de manutenção em plantios de árvores do Cerrado no Parque de Uso Múltiplo Asa Sul.

Os estudantes de Engenharia Florestal (primeiro semestre 2017) e demais participantes assistirão a demonstrações promovidas pela SAVANA, e, sob orientação dos profissionais da AEF/DF, poderão colaborar com as atividades de manutenção de plantios de árvores resultado da Compensação Florestal. Esse instrumento de gestão ambiental é obrigatório no DF e é realizado por empreendimentos que causaram impactos ambientais e corte de árvores durante a sua instalação e operação. Entre outras medidas, as empresas devem replantar árvores para compensar ou reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

O objetivo é chamar a atenção para as datas comemorativas e a importância dos temas associados.

O Dia Internacional das Florestas foi criado para valorizar o manejo florestal sustentável e as árvores, de modo a sensibilizar a população humana sobre a importância das florestas para a manutenção da vida na Terra e a necessidade de preservá-las. Assim, em 1971, a Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu a criação do “Dia Internacional das Florestas”. O dia 21 de março foi estabelecido como data comemorativa em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia da criação da data. No ano seguinte, foi comemorado na Europa e em muitas outras regiões do mundo o primeiro “Dia Internacional das Florestas” ou “Dia Mundial das Florestas”.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso, surgiu o Dia Internacional das Águas. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela ONU e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

Os dois temas estão intimamente ligados, pois o plantio de florestas, além de prover madeira e outros produtos (inclusive alimentos) de origem sustentável, garante a proteção do solo e a produção de água. No Distrito Federal, estima-se um déficit de cobertura vegetal que chega a 57.000 hectares, o que pode explicar em parte a crise hídrica que estamos passando.

A Associação dos Engenheiros Florestais do DF defende, ainda, a criação de uma agência especializada em gestão florestal no GDF, para tratar das políticas e instrumentos do Código Florestal e da Política Florestal do DF, como a compensação florestal e a recomposição de florestas e vegetação nativa em áreas de preservação permanente – APP e de Reserva Legal, inexistente na estrutura governamental atualmente. Essa agência/instituição deverá ser responsável pelo acompanhamento dos plantios oriundos de compensação florestal, até o seu completo estabelecimento, garantindo que os impactos ambientais da remoção da vegetação sejam os menores possíveis para o meio ambiente e para a população.

Evento: Comemoração do Dia Internacional das Florestas e Dia Internacional das Águas
Data: 22/03/2017
Local: Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul – SGAS 614