CREA-DF
Quarta, 07 Março 2018 16:47

No mês de março, começam as celebrações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. E não é para menos. Nas últimas décadas, muitas foram às conquistas femininas no campo social, político e econômico. Só não se pode esquecer que, mesmo assim, ainda há muito que avançar. Afinal, esse movimento de empoderamento feminino não chegou a todos os âmbitos socioeconômicos.

Na Ciência e Tecnologia, que é apontada como a responsável pela maior parte dos empregos que serão criados nos próximos anos, por exemplo, a presença feminina ainda é pequena. Hoje no Sistema Confea/Crea temos um total de 1.388.618 profissionais registrados, sendo apenas 195.917 mulheres e 1.192.701 ocupados por homens. Dos 26 Conselhos Regionais do Brasil, somos apenas 4 mulheres assumindo a presidência.

Informações da ONU mostram que hoje, apenas 16% das estudantes do sexo feminino graduam-se em cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. E somente 19% dos cargos de chefia da tecnologia são ocupados por elas. Mas, por outro lado temos 60% das mulheres com formação superior comparado com 40% de homens.

A Engenharia e a Agronomia são fatores determinantes para o desenvolvimento econômico de todas as nações. Cada vez mais a criação e a produção de bens de grande valor agregado fazem a diferença na balança comercial. As nossas profissões são de vital importância, pois, com inovação e tecnologia, levam nosso país ao desenvolvimento. Elas têm a missão de assegurar a construção de um mundo mais sustentável, estável e equitativo, que conduza o aumento do bem-estar das pessoas e a não devastação do ecossistema. E acredito muito no potencial da mulher para contribuições da engenharia e da tecnologia, para o avanço cada vez maior dessas profissões.
Quando a mulher se propõe a fazer algo, ela vai faz o que tem que ser feito e ainda traz o diferencial, a cereja do bolo.
E no mês separado para comemorar todas essas vitórias femininas, quero parabenizar todas as profissionais guerreiras que fazem parte do nosso Sistema e lutam por reconhecimento e dignidade, o meu abraço fraterno! Feliz dia Internacional da Mulher!

Fátima Có
Presidente do Crea-DF